sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Panorama político de Itabaiana, visto da Toca


Dona Dida ao lado do então candidato a governador, Ricardo Coutinho, a quem traiu para cair nos braços de Zé Maranhão. Ao seu lado, o pastor Ronaldo Gomes, esperto guia espiritual e político de um rebanho estéril.

Situação preocupante a de dona Eurídice, prefeita de Itabaiana, que foi afastada do cargo de presidente do PTB pelo dono do partido na Paraíba, ex-deputado Armando Abílio. Todo mundo sabe que Abílio não bate prego sem estopa. Se Armando abandona algum político à sua própria sorte, pode ter certeza de que esse ex-aliado está com os dias contados na vida pública.

Com sua política de neutralidade, a Toca do Leão não toca em assuntos políticos partidários da terra que me viu crescer e aparecer. Mas o momento é de mudança em Itabaiana, ficando a Toca no dever de registrar os lances dessa marcante marcha em direção a verdadeiros tempos novos.

E o deputado paraquedista André Gadelha, o que diz? Colaboradora da campanha do deputado em Itabaiana, dona Eurídice espera que Gadelha ajude a eleger seu afilhado Fábio Rodrigues, atualmente terceiro suplente de vereador e confiante nos votos da sua mãe política. Fiéis aliados de Eurídice já pensam em pular do barco, procurando espaço no navio de Zé Ramos, que é o outro lado da nova gangorra, já que o ex-prefeito Antonio Carlos não deixou saudades.

O compadre Babá da cerâmica espera o momento de meter a argila nesse torno. Como oleiro, sua tarefa é dar forma a uma porção de barro feito do mais puro fisiologismo e mexer com suas mãos clientelistas para ver o bicho que vai dar.

O pastor Ronaldo agora é o dono local do PTB. Muitos acreditam que, ao entrar na vida política, Ronaldo sujou a imagem dele porque todos associam a vida de político ao crime, roubo e desonestidade, ou seja, a pessoa termina se corrompendo. Não acredito que o pastor Ronaldo tenha se corrompido. É hoje uma liderança promissora. Deve sair candidato a vice-prefeito na chapa de alguém. Tem cacife pra isso.

Se dona Eurídice eleger um terceiro suplente de vereador como prefeito de Itabaiana, terá dado a prova definitiva de que é a maior liderança política da terra de Josué Dias, o Urubu Rei. Perdendo a eleição, despede-se melancolicamente da cidade para nunca mais voltar, porque sua boiada terá morrido de inanição ou se bandeado para pastos mais verdejantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário