Nosso velho Simca Chambord
Tanto
quanto a Rural Willys, utilitário de procedência americana, lançado em 1946 que
chegou ao Brasil na década de 1950 e ficou até fins dos anos 70, fabricado
pelas Willys Overland e posteriormente adquirido pela Ford, o Simca Chambord,
de procedência francesa, foi o “carro de luxo” de muitos brasileiros.
Na
década de 70, meu pai Arnaud Costa foi o feliz proprietário de um Simca
branco/beje, câmbio royal, oito válvulas, um luxo só! Mas o Simca já estava
fora de mercado, pai comprou o bichão baratinho. A moda naquela época em
Itabaiana era o Jepp Willys.
Foi
nesse Simca onde aprendi a dirigir. Na foto, nossa família ao lado do nosso
Simca na Rua Zé da Luz, Conjunto Costa e Silva, em Itabaiana. A rua ainda não
estava calçada, e eu não apareço na foto porque era muito tímido. Na realidade,
eu não gostava de tirar fotos. Achava que o sujeito ficava com a cara tão
imbecil quanto um aniversariante adulto na hora do “parabéns pra você”.
Mas
o que eu quero resaltar é o Simca. Esse carrão foi fazendo certas concessões ao
ferro velho com o decorrer do tempo, até se aposentar na oficina do finado
Eurípedes. Enquanto rodou, derramou seu charme pelas ruas e estradas
esburacadas de Itabaiana. Quando foi ficando mais velho, o dono sem poder
comprar as peças de reposição, o Simca Chambord foi perdendo a dignidade aos
poucos. Até que perdeu a grade da frente do motor. Ficou como aqueles velhinhos
que botam dentaduras postiças e ficam sorrindo pra gente.
Se
meu Simca Chambord falasse!
Maravilha!!!!!! :-)
ResponderExcluir