segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nosso velho Simca Chambord




Tanto quanto a Rural Willys, utilitário de procedência americana, lançado em 1946 que chegou ao Brasil na década de 1950 e ficou até fins dos anos 70, fabricado pelas Willys Overland e posteriormente adquirido pela Ford, o Simca Chambord, de procedência francesa, foi o “carro de luxo” de muitos brasileiros.

 

Na década de 70, meu pai Arnaud Costa foi o feliz proprietário de um Simca branco/beje, câmbio royal, oito válvulas, um luxo só! Mas o Simca já estava fora de mercado, pai comprou o bichão baratinho. A moda naquela época em Itabaiana era o Jepp Willys.

 

Foi nesse Simca onde aprendi a dirigir. Na foto, nossa família ao lado do nosso Simca na Rua Zé da Luz, Conjunto Costa e Silva, em Itabaiana. A rua ainda não estava calçada, e eu não apareço na foto porque era muito tímido. Na realidade, eu não gostava de tirar fotos. Achava que o sujeito ficava com a cara tão imbecil quanto um aniversariante adulto na hora do “parabéns pra você”. 

 

Mas o que eu quero resaltar é o Simca. Esse carrão foi fazendo certas concessões ao ferro velho com o decorrer do tempo, até se aposentar na oficina do finado Eurípedes. Enquanto rodou, derramou seu charme pelas ruas e estradas esburacadas de Itabaiana. Quando foi ficando mais velho, o dono sem poder comprar as peças de reposição, o Simca Chambord foi perdendo a dignidade aos poucos. Até que perdeu a grade da frente do motor. Ficou como aqueles velhinhos que botam dentaduras postiças e ficam sorrindo pra gente. 

 

Se meu Simca Chambord falasse!

Um comentário: