terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Turismo ecológico e cultural em Itabaiana

Fábio Mozart e Zé Ramos no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar


José Ramos*

É consenso que Itabaiana precisa viabilizar empreendimentos sociais e econômicos para gerar renda e emprego para sua população. O turismo é um dos caminhos viáveis. O que falta é o suporte técnico para alavancar novos negócios sustentáveis na área de turismo. Temos tradição em cerâmica e artefatos de couro, já fomos grandes produtores na indústria coureira, temos imensas possibilidades de exploração da nossa rica cultura. Enfim, identificada a vocação econômica do Município, o passo seguinte seria implementar uma organização a partir dos poderes públicos voltada à prestação de suporte técnico aos empreendedores locais.

A princípio, o Governo do Estado está oferecendo importante contribuição nesta área, com as ações do Fórum Turístico da Zona da Mata. Uma alternativa factível é a exploração do turismo ecológico e cultural. Para isso precisamos de uma base, com oferta de leitos e rede de atendimento condigna. O potencial que o município possui é extremamente significativo em termos de riquezas naturais, históricas, culturais, gastronômica, de artesanato regional e de agronegócios. Isso pode contribuir para o desenvolvimento sustentável, gerando uma dinâmica de atividades econômicas, criadora de significativas transformações no município.

Faltam gerenciamento e bons projetos. O Governo está disposto a investir em nossa capacidade produtiva, mas para isso temos que ter projetos viáveis para nosso desenvolvimento sustentável.

* José Ramos é advogado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário