domingo, 26 de fevereiro de 2012

Zé Sebastião, o atleta


Zé Sebastião, o atleta

Zé Sebastião tem 72 anos de idade. Corre mais de 30 quilômetros todos os dias pelas ruas de João Pessoa. O estilo de vida ativo de Zé Sebastião chama a atenção das pessoas. Seu jeito bonachão cria um clima para brincadeiras e piadas dos taxistas, vendedores ambulantes, bebinhos retardatários e outros seres da fauna matinal. Abordado por essas criaturas, Zé Sebastião ri, faz apoios, dá demonstração de sua vitalidade e, quando aparece um sujeito mais curioso, conta sua história de vida.

Física, psicológica e socialmente adaptado à prática da caminhada por mais de vinte anos, Sebastião disse que começou a correr em uma maratona, gostou e nunca mais parou. Morava em São Paulo, trabalhava de vigia. Da Paraíba tem uma queixa: “gosto da minha terra, mas aqui não se respeita o idoso. Lá em São Paulo ninguém é chamado de velho”. Receita de Zé Basto para envelhecer bem: comer pouco, dormir muito, não beber, não fumar e não abusar das fornicações sexuais.

Fiquei admirando a disciplina daquele homem simples, delicado e simpático. Lembrei do filme “O contador de histórias”, com Tom Hanks, um maluquete que começou a correr por acaso, atravessou os Estados Unidos sem pausa, sem intervalo, só parando para tomar fôlego e dormir um pouco. E sem causa. Correr por correr, e por tabela lubrificando esse maquinário maravilhoso da natureza que é o corpo humano.

Eu, de minha parte, sinto saudades das caminhadas. Perdi a mobilidade por causa de uma artrose no joelho. De tão simples atividade a gente tira benefícios que vão além da melhoria das condições físicas. Essa faculdade que os homens têm, compartilhada com os cachorros vadios, de entrar em toda porta aberta, mexer em tudo, “curiar o mundo”, como se diz no sertão da Paraíba. Nas caminhadas você vai observando os outros, mesmo um sujeito acanhado como eu acaba por fazer amizades, conhecer figuras como esse Zé Sebastião. Remexer retalhos de vidas, descobrir facetas dessa dicotomia complexidade versus simplicidade que é a vida de cada um e de todos nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário