quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

QUEM LÊ ME LIVRO



Romualdo Palhano
Nasceu em Nova Cruz (RN). Criou-se em Itabaiana, onde se identificou de forma idiossincrática e telúrica, adquirindo, ipsis litteris, influências profundas da cultura paraibana, conforme gosta de afirmar.

Foi em Itabaiana onde escreveu suas primeiras poesias, sob forte influência da literatura de cordel. Na sua terra adotiva, como produtor cultural, realizou as primeiras montagens e apresentações de espetáculos teatrais,  tornando-se um dos fundadores do GETI – Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana.

Desde 1994 que está na Amazônia, sendo que no referido ano residiu em Belém, onde exerceu atividades profissionais no Núcleo Pedagógico Integrado da Universidade Federal do Pará.
Fixou residência no Estado do Amapá desde o ano de 1995, onde confirma, corrobora e ratifica seu compromisso social e cultural nos dias atuais.
Já escreveu onze livros. O último, “A Rainha e eu”, será lançado em janeiro de 2012 no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. 

É professor concursado, ligado ao Colegiado de Artes da Universidade Federal do Amapá. Realizou curso de Doutoramento em “Ciências Sobre Arte – História, Teoria e Crítica do Teatro”, pelo Instituto Superior de Arte, da cidade de Havana – Cuba.

Romualdo me autorizou a adiantar alguns capítulos do seu novo livro que conta sua trajetória na terra de Sivuca. A partir de segunda-feira, a Toca do Leão publicará com exclusividade esse material.

Romualdo Palhano é meu entrevistado no programa “Alô comunidade” deste sábado, 24 de dezembro, às 14 horas na Rádio Tabajara AM (1.110).

Nenhum comentário:

Postar um comentário