sábado, 24 de dezembro de 2011

Itabaiana tem nova entrada. Terá saída?

Ponte sobre o Rio Paraíba, em Itabaiana - (Foto: José Marques)

O Governador Ricardo Coutinho inaugurou o alargamento da velha ponte na entrada de Itabaiana, batizando de “Severino Ramos Galego” a obra refeita. Ficou bonita a estrutura, se a gente não olhar de lado e dar com o lixão na beira do rio, enfeiando a entrada da cidade que um dia foi linda e feliz. 

A prefeita dona Eurídice não compareceu ao evento de inauguração. Ela não quer negócio com o Governador. Uma mulher professora dá triste exemplo de má educação. Não se recebe assim uma pessoa em sua casa, ainda mais quando se trata da maior autoridade do Estado. Não sei se a prefeita mandou representante para a inauguração da ponte. Muito provavelmente não. Os fatos indicam que dona Eurídice ainda não percebeu que vivemos uma nova história política na Paraíba e no Brasil, de democracia, de diálogo, de respeito inclusive às posições diferentes. Itabaiana merece um administrador mais sensível, que seja mais responsável, e que tenha a consciência de que é preciso conviver com as diferenças políticas. Não existe mais espaço para este tipo de atitude.

Educado, cortês e gentil, meu compadre Mauro, sobrinho do ex-prefeito Galego, agradeceu a homenagem. O compadre Zé Ramos também estava lá, ao lado do governador Coutinho que lhe dá o aval para ser candidato a prefeito de Itabaiana e mudar o que tem que ser mudado na terra de João Duré.

PAPAGAIO

O deputado João Gonçalves chegou primeiro do que todo mundo em Itabaiana. Ele é conhecido como o maior “papagaio de pirata” da política paraibana. Está em 99% das fotos públicas dos últimos governantes do Estado, ao lado de quem está no poder no momento. Em Itabaiana, só perde para uma conhecida figura feminina, sempre atenta para aparecer nas fotos oficiais dos mandantes. Nas fotos da inauguração, a figura está lá, querendo aparecer às custas do prestígio dos outros. Já faz parte do nosso folclore político/social.

Um papagaio incomoda muita gente, assim como o elefante da musiquinha infantil. Dois papagaios incomodam muito mais! O termo surgiu, inventado por alguém que observou a garrafa do Ron Montilla – ilustrada por um pirata sempre acompanhado de um papagaio. O primeiro papagaio de pirata de que se tem notícia foi o deputado federal Wilmar Palis que ganhou esse apelido por aparecer, estrategicamente, nos idos de 84 e 85, sempre atrás do então candidato à presidência da República, Tancredo Neves.

FATO POSITIVO

Mas nem só de papagaios e gente mal educada vive minha Itabaiana do Norte. Ainda tem muita gente que pensa grande e se doa pelas causas sociais. Caso da professora Rosane Almeida, que tenta fazer uma ponte entre nosso preconceito ignorante e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros. Isto é o que propõe o projeto Cor da Cultura desenvolvido pela Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago, onde Rosane é gestora.

Esse projeto pedagógico tem como objetivo abrir leques de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada, disse a professora Rosane Almeida. Com pessoas desse nível, espera-se que Itabaiana tenha saída, escape dessa armadilha da mediocridade e falta de compromisso com as gerações futuras que se vê hoje por parte de gestores incompetentes e mal intencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário