sábado, 24 de dezembro de 2011

Carta de Ameba para Papai Noel


A concepção original do Papai Noel era de um senhor magro, sério e com roupas verdes. A responsável por esta nova versão do Papai Noel glutão, roupas vermelhas, gorducho, bochechas rosadas da forma como vemos hoje, foi a Coca-Cola. Foi o xarope ianque quem popularizou e modificou a figura do velhinho até chegar na versão que conhecemos hoje.

E isso vem a calhar, pois as cores são as mesmas da empresa e com certeza, suas vendas devem bater recordes no Natal, com seus caminhões reluzentes e propagandas para a massa. Jesus não tem a ver com isso...

Papai Noel:
Eu ando com mais problemas do que prova de matemática. Estou mais revoltado do que o cara que mora sozinho e foge de casa. Não tenho dinheiro nem faço planos de ter. Não tive infância boa e não vivi a mentira de Papai Noel. A vida é uma mentira, depois foi que acabei por perceber. A vida é uma mentira impenitente, resistente e renitente. Nem Cristo soube dizer o que é a Verdade. Portanto, a mentira do Papai Noel não me fez uma criança melhor, mas me trouxe grandes lições de safadeza aplicada, na fase adulta.
Estou lendo um tal de Luiz Alberto Marinho, que tem 50 anos e ainda acredita em Papai Noel. A imbecilidade humana não tem limites. Ele conta que um garoto da periferia de João Pessoa fez uma pergunta direta ao carteiro: “Papai Noel existe?” Muito sacanamente, o sacana do carteiro sugeriu que a criança enviasse uma carta para a Rede Globo. Afinal, se a Globo confirmasse, acabariam as dúvidas do menino meio incrédulo.
Vou dizer logo meu texto, curto e grosso e assinado embaixo como num cheque. Em verdade vos digo: Papai Noel, que é garoto propaganda da Coca-Cola, Rede Globo, carteiro sacana, menino idiota, propaganda de Natal em dez vezes sem juros no cartão, vão todos tomar no olho da goiaba!

Assina: AMEBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário