terça-feira, 16 de novembro de 2010

LEILÃO DE OBRA DE ARTE


A Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba leiloa uma gravura assinada pelo mestre Otto Cavalcanti denominada “Objetividad hidroformas”, obra original do artista plástico hispano brasileiro, em 41X30 cm.

Os lances devem ser dirigidos para o e-mail:

pccn.itabaiana@gmail.com

SOCIEDADE AMIGOS DA RAINHA DO VALE DO PARAÍBA

CNPJ nº 05.214.728/0001-30

Reconhecida de Utilidade Pública Municipal e Estadual

Rua Floriano Peixoto, 136 – Itabaiana-PB


Artista paraibano está de volta para casa

Por trás das mãos ágeis e das poucas palavras do senhor de 81 anos, aparece pouco a pouco a figura do artista paraibano consagrado na Europa que tem neste momento de vida um único desejo: trazer sua arte de volta pra casa. Radicado na Espanha há 50 anos, o paraibano de Itabaiana Otto Cavalcanti retorna ao estado natal com a perspectiva de garantir uma morada para 1.500 obras e assim encontrar em casa um lugar para o trabalho de toda uma vida.

Com obras expostas em museus da França, Itália, Inglaterra, Suiça e Canadá, Otto transitou ao longo da vida por entre diversas formas de expressão criando em sua arte técnicas que combinam com processos internos de inspiração e transpiração. Técnicas estas que inspiraram artistas e encantaram olhares mundo afora. Em uma breve passagem por João Pessoa esta semana, Otto falou sobre sua trajetória e os motivos que o fizeram cogitar a volta para a Paraíba.

O artista nasceu em Itabaiana em 1930 e deu os primeiros passos como designer gráfico e ilustrador publicitário no Rio de Janeiro em 1952. Nessa época seus retratos eram muito influenciados por Modigliani e por um peculiar estilo pontilhista. Os temas iniciais favoritos do artista, que perduraram ao longo de toda sua carreira, são a música, o movimento, a natureza e as crendices religiosas.

Otto inicia em 1963 sua aventura européia. Pinta e expõe em Madri, Londres, Paris e instala-se finalmente em Barcelona, onde se consolida artisticamente. As formas geométricas que surgem em sua etapa londrina introduzem rasgos antropomorfos com robôs humanóides que evoluem até criar um novo estilo dentro do gênero retrato, o Combinismo de Formas Visuais, sintetizado em um Manifesto que Cavalcanti publica em 1977.

“Voltei ao Brasil em 1984 e fiquei em Fortaleza durante 12 anos trabalhando com pintura, desenho, escultura e conferências sobre arte. Em 1996 regressei a Barcelona com um trabalho mais colorido. São cromatismos mais intensos, aquarelas que misturam lembranças de infância e vivências como viajante”, conta Otto.

Em 2005 pinta uma série de quadros inspirados no mundo cinematográfico como resultado de seu encontro com Josep M. Queraltó, criando o primeiro quadro da Espanha em 3D, sobre a sétima arte.

“O Brasil é o meu país, a Paraíba a minha casa e eu quero dar uma contribuição culturalmente interessante. Moro na Europa há muito tempo mas tenho um desejo enorme de voltar para cá, de encontrar apoio para que meu trabalho seja conhecido aqui. A idéia é buscar incentivos para encontrar um espaço para abrigar 1.500 obras minhas que estão em Barcelona e assim voltar a morar na Paraíba e continuar produzindo aqui”, comentou Otto.

Mesmo longe de casa, a natureza paraibana sempre foi o motor da arte de Otto, que nunca perdeu de vista as referências que levam a sua obra traços da cultura paraibana.

Por Renata Escarião, do CORREIO DA PARAÍBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário