terça-feira, 16 de novembro de 2010

Isso é que é ter pé na cozinha!


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso cunhou uma pérola para expressar seu populismo: disse que tinha um pé na cozinha. Com isso queria enunciar sua procedência étnica. Tem sangue negro nas veias, e lugar de negro sempre foi na cozinha, conforme a sentença racista.

Preparando os alimentos do grande banquete dos podres poderes, temos na cozinha figuras incríveis como dona Guiu, que na verdade se chama Luzimar Monteiro. Essa excelente cozinheira trabalha na casa de dona Eurídice Moreira, a Dida, prefeita de Itabaiana. De tão boa no que faz, a cozinheira conseguiu galgar os degraus do progresso pessoal, sendo nomeada Coordenadora de Planejamento da Prefeitura. Ela trabalha na preparação dos grandes projetos alimentícios da gestão, tipo planificação de distribuição de pãezinhos recheados com peita. Quem não sabe o que é uma peita, dê-me o imenso prazer de consultar um dicionário.

Dona Dida tem outra cozinheira trabalhando na mansão que a prefeita mantém na cidade. Essa serviçal atende pelo nome de Maria Valdilene, pessoa muito inteligente e dotada de alto talento professoral. Tanto que foi nomeada Diretora de Escola, com boa gratificação ao nível de sua capacidade e excepcional engenho.

Essas profissionais que ajudam a administração a caminhar tão bem precisam de colaboradores à altura. Justamente para preencher esses cargos, a prefeita nomeou Felipe Costa, filho da cozinheira Guiu, como Assessor Especial. O irmão da cozinheira, José Ademar, foi nomeado Chefe de Sessão para assuntos de cozinha. Portanto, toda a família da cozinheira tem seu lugar na gestão de dona Dida, provando que ela sabe alicerçar a unidade familiar, base do desenvolvimento. Afinal, é na família que tudo se dá: o lazer, a educação e as oportunidades de trabalho.

Questões cruciais na vida de uma gestão pública são discutidas nas quatro paredes de uma cozinha, não se iludam! Tomando seu cafezinho com bolo de mel de tubiba, a prefeita reconhece os inestimáveis serviços que seus serviçais prestam ao avanço do Município. Enormes, portanto, as responsabilidades dessas pessoas. Especialmente em um momento em que é unânime a exigência de austeridade nos gastos e investimentos, a gestora aproveita os recursos humanos que dispõe em sua volta. Seu motorista particular, por exemplo, de nome José Marcos, foi nomeado Assessor Especial do Gabinete. Patrício Nunes é o rapaz que faz a segurança privada da prefeita, também nomeado Assistente de Gabinete.

E vejam que a nossa prefeita dona Dida, sendo uma mulher de visão e antenada com os novos tempos, já pensa em canalizar nosso potencial econômico para futuros avanços no Mercosul, consolidando nossa expansão econômica. Para isso nomeou Andrés Gabriel, seu ex-genro, como assessor da Prefeitura. Esse rapaz é argentino e mora em Buenos Aires. Sua função deve ser de cabeça-de-ponte para uma futura embaixada itabaianense no país platino. O avanço da globalização não vai nos pegar desprevenidos. Em uma palavra, dona Dida presta relevante serviço à modernidade da gestão municipal, o que confirma mais uma vez sua meritória missão de administradora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário