sábado, 20 de novembro de 2010

No dia da consciência negra, Zumbi vai virar fêmea


Dia 20 de novembro é a data em que a comunidade negra do Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, pois foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Nesta data, a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares renova sua diretoria, com grande alegria de ter pela primeira vez em seus oito anos de existência uma mulher à frente da Diretoria. Trata-se da jornalista Fabiana Veloso, que assume o cargo em 20 de novembro com uma feijoada para os amigos e colaboradores da emissora do bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa (PB).

Fabiana Veloso é companheira de Dalmo Oliveira, também jornalista e uma das maiores lideranças do movimento negro da Paraíba. Dalmo faz parte da coordenação da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e é coordenador secretário da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Estado da Paraíba – Abraço/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário