quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Nasci nesse lugar na zona da mata setentrional de Pernambuco, fazendo fronteira com a Paraíba. A cidade foi muito forte na indústria e comércio da rede e do calçado. Minha avó Biu foi redeira em Mocós. Eu fui sapateiro solador. Ontem sonhei que estava em Timbaúba e não sabia andar pelas suas ruas. Perdido em casa. Ansiedade, insegurança de quem sabe que jamais voltará ao lar.

“Fábio Mozart, amigo de Timbaúba, gente da nossa gente, cabra arretado no cordel, inspirado, só isso já faz de vosmicê uma alma diferente. Abraço de irmão conterrâneo”. – (Josafá de Freitas)

Em 2019, Malafaia afanou R$ 1,6 milhão na Marcha para Jesus. Satanás Cão Canjiquinha era o tesoureiro.

Caso do roubo do Banco Master pelo seu proprietário deverá ser arquivado por excesso de provas.

O caso do pastor Sóstenes Cavalcanti também.

“O que é a poesia, senão a bela inutilidade?” – Xico Sá.

Uma multidão pega um boi e tortura o bicho até à morte. É a farra do boi.

Mesmo proibida oficialmente, a farra do boi é considerada "patrimônio cultural" no município de Governador Celso Ramos, em Santa Catarina.

Em Santa Catarina, garotos de classe média alta pegaram um cachorrinho e o torturaram até à morte. É a farra do cão.

Os adolescentes matadores do cachorrinho Orelha fugiram para os Estados Unidos. Norte-americanos exigem a expulsão deles. O caso repercutiu na imprensa mundial.

Santa Catarina, Santa Catarina! O que escondes, menina?

Flávio Bolsonaro ameaça processar quem compartilhar foto dele com coronel acusado de pedofilia. E com golpista, pode?

América do Norte tem um partido de direita contra um partido de extrema direita.

Não me desafiem para duelos presenciais. Sou guerreiro do teclado.

Segundo a Constituição, Artigo 142, oficiais do Exército condenados pela Justiça perdem posto e patente e são considerados indignos.

O Exército passará a mão na cabeça do Capitão Caverna?

Com a devida licença do meu compadre e capitão do Exército reformado, Cabo Vavá da Luz, que vota nos esverdeados embotinados e armados, vou citar aqui uma frase de um cabra safado por nome Ameba: “Se você não consegue convencer alguém que tortura não é bom, desista dessa alma e dedique-se a ensinar seu cachorro a cagar.”

“Permaneço fiel às minhas origens, filho de Deus, sobrinho de Satã.” – Zé Ramalho no LP “Made in PB”, de 1968.

Sérgio Botelho, Rubens Nóbrega e Ramalho Leite fazem o programa “Histórias e Estórias da Paraíba”, transmitido pela Rádio Tabajara. Vai ao ar aos sábados, ao meio-dia, e traz relatos históricos, memórias e causos da vida paraibana.

Antes, às 11 horas, Fábio Mozart e Sérgio Ricardo apresentam Alô Comunidade, um espaço dedicado há mais de 15 anos à valorização da cultura popular, às manifestações artísticas e ao fortalecimento das comunidades locais.

O rádio continua sendo um meio de comunicação relevante na atualidade, especialmente no Brasil, por sua acessibilidade, credibilidade e capacidade de atingir públicos diversos em tempo real.

A internet está morta porque ela está cheia de robôs. E o espaço do humano na internet acabou porque a internet já há algum tempo é das empresas.

O professor, poeta e filósofo Idalmo da Silva lançou seu livro “Augusto dos Anjos por Augusto dos Anjos” no dia 15 de novembro de 2013 na Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, em Itabaiana.

Idalmo é nosso vizinho em Jaguaribe, onde nasceu e até hoje mora, ao lado do CEPAC. É um cara fora de série, visionário, completamente destituído de qualquer forma de ostentação. Só usa dois pares de roupa e uma sandália velha. Não tem celular nem computador. Escreve à mão suas poesias e seus tratados filosóficos.

Idalmo foi expulso de uma escola em Itabaiana, onde eu fingia estudar, porque falava sobre sexo na sala de aula, em plena época da censura ditatorial. É nosso eterno senador.

Depois das aulas, eu seguia com Idalmo, professor Zenito Oliveira e outros colegas alunos para o cabaré de Topada, filosofar e tomar cachaça Pitu com caldo de feijão verde.

Madame Preciosa é uma praticante da arte divinatória da cartomancia. Ela interpreta o passado, presente e futuro pela leitura das cartas de jogar.

Desvendando o que está oculto, Preciosa estudou alquimia com Paulo Coelho, aprendendo a transformar a matéria fecal em lira turca, moeda que menos vale no planeta, o que na verdade não vem a ser grande prodígio, mas já demonstra a capacidade desta mulher no desvendar de panaceias mundiais.

Lameque é o primeiro polígamo registrado (Gênesis 4:19). Abraão teve uma concubina (Hagar) além de Sara, gerando conflitos (Gênesis 16). Jacó casou-se com Lia e Raquel (Gênesis 29). Reis Davi e Salomão tiveram muitas esposas e concubinas (1 Reis 11).

Não é só o Alcorão. A Bíblia também aprova a poligamia.

Ameba ainda hoje luta pra combinar as coisas com Odete Odara e Madame Preciosa. De vez em quando sai fumaça de chifre queimado.


Essa gravura foi feita a quatro mãos, por Vladimir Carvalho e Xico Carvalho. O título da gravura: “O outro São Saruê”. Os dois, mais uns sete artistas gravadores, fundaram o Clube da Gravura da Paraíba.

O pai de Vladimir, o itabaianense Mestre Luiz Martins de Carvalho, foi o autor do mobiliário cheio de bordados do Palácio da Redenção, onde nasceu outro mestre arretado, Ariano Suassuna.

Unhandeijara Lisboa (1949–2020), conhecido como Nandi, um dos fundadores do Clube dos Gravuristas da Paraíba, foi um dos maiores artistas da xilogravura popular da Paraíba, além de jornalista, fotógrafo, escultor e gravador. Ele deixou um legado marcante na arte gráfica brasileira, especialmente na valorização da cultura popular nordestina.

Unhandeijara tem forte ligação com Itabaiana. Sua mãe foi pianista no cinema de Itabaiana, nos anos 30/40.

Ameba fez curso de pastor. Agora é o Reverendo Pastor da Congregação Evangélica Comunista dos Afastados Shalom Adonai Porta das Ovelhas Antiblasfêmia Plena e Misteriosa Luz da Salvação. Entra feio e sai bonito.

“Pregador dos desgarrados, certamente aconselhador de ovelhas aflitas, mensageiro que passa-e-fica, congregacional conspiratório, restaurador de matrimônios, traz de volta empregos perdidos com poderosas orações em verso e prosa e vide bula. Feliz Natal depois de Alcaçuz!” (João Costa)

Hoje teremos missa de sétimo dia dos companheiros Jacinto Moreno e Marcos Veloso. Às 19h30 na Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, Rua Compositor Rosil Cavalcante, 130 – Jardim Planalto – João Pessoa.

A celebração permite que parentes e amigos se reúnam para prestar uma última homenagem coletiva, oferecendo conforto aos enlutados. Infelizmente não poderei comparecer, porque estou sem tração. Os dois joelhos bichados.

Não tenho religião e não sou ligados às tradições. Mas respeito a fé dos outros.

Quem está com sérios problemas de saúde é nosso amigo Valdo Enxuto. Mais um de minha geração itabaianense a enfrentar esses perrengues de final de aventura terrestre.

Locutores da Rádio Barata no Ar serão doadores do primeiro transplante de fezes do Brasil, no Hospital das Clínicas de Minas Gerais. Essa e outras evacuações amanhã (sexta-feira) às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

Tijolinhos póstumos para o vira-lata Orelha, morto por adolescentes em Santa Catarina, em condomínio de luxo. Em nome do meu cachorrinho Pitu, que se foi há muitos anos.

 

VERSO DO DIA

 

O rio é como um cão sem plumas.

Um cão sem plumas é mais que um cão saqueado.

É mais que um cão saqueado e morto.

Um cão sem plumas é quando uma árvore sem folhas

é mais que uma árvore sem folhas.

 

João Cabral de Melo Neto

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário