quarta-feira, 20 de janeiro de 2016



Atualmente, fazer cultura no Vale do Paraíba é um ato de sobrevivência. O que deveria ser observado com mais atenção pelos governantes, passa despercebido, para não dizer ignorado, pela quase totalidade dos gestores municipais de nossa região.
Poucos recantos do Brasil têm o privilégio de ser um reduto tão fértil e de produzir tantos filhos que figuram entre os grandes nomes da literatura e da música nacional, como o pilarense José Lins do Rego (romancista) e os itabaianenses Zé da Luz (poeta), Mestre Sivuca (músico) Vladimir Carvalho (cineasta e documentarista) e o notável Jessier Quirino que ha mais de 30 anos escolheu essa terra para viver. Sem falar nos novos talentos que a cada dia afloram neste solo, como flores do campo em ano bom de inverno.
Não tenho nenhuma dúvida que a nossa região foi preparada por Deus, não apenas para servir de berço ou acolher com seu amor fraternal os que aqui chegam, mas que este vale, está destinado a fazer história, marcando um tempo de desenvolvimento e de glória para os ribeirinhos que aqui vivem.
Mas como isto poderá acontecer?...
Temos um tesouro guardado. Temos uma fonte de riqueza inestimável que é a nossa cultura. Na prosa, na poesia, na música, no artesanato, na preservação arquitetônica de nossos casarios, nas pedras de Ingá, vejo em tudo isto o desenvolvimento do turismo e a redenção econômica deste vale que precisa urgentemente voltar-se para a valorização de sua cultura!
“O caminho das Letras” precisa sair do papel. O mundo precisa conhecer a terra de Augusto dos Anjos, José Lins do Rego, Sivuca, Zé da Luz e de muitos outros artistas que dignificam não apenas o Vale do Paraíba, mas o Brasil e o mundo.
É preciso observar bem os projetos políticos antes de escolhermos nossos representantes. Pois votarmos em quem não tem compromisso algum com a cultura é um ato de irresponsabilidade com a região que tanto amamos.
Urge por transformações o nosso vale, que hoje mais parece com um vale de lágrimas. O Vale do Paraíba precisa urgentemente ser transformado, pela nossa atuação de munícipes e pelas ações de nossos governantes, em um vale de cultura, de progresso, de amor, de alegria!

Antonio Costta
(Poeta e escritor)



Nenhum comentário:

Postar um comentário