segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Zé Maria foi rápido no gatilho


Sobre o tema do post anterior, recebi resposta de José Maria de França (foto), Secretário de Saúde do Estado, através de sua assessoria de comunicação. Louve-se a presteza da Secretaria na resposta aos reclamos do povo de Mari através deste blog.


Olá Fábio Mozart,

Em relação à matéria divulgada na imprensa local ‘Hospital de Mari fecha as portas’, o secretário de Estado da Saúde, José Maria de França, quer fazer os seguintes esclarecimentos:

O Estado não cortou recursos destinados ao Hospital Santa Cecília. Os recursos que eram repassados mensalmente pelo Estado ao Hospital (R$ 35 mil) eram do Fundo Nacional de Saúde. E isso era feito, porque o município de Mari não tinha gestão plena de saúde. A partir do mês de junho, Mari adquiriu gestão plena e o dinheiro do Fundo Nacional de Saúde, destinado ao Município deixou de passar pelo Estado. Agora, os recursos federais para manutenção de todos os serviços de saúde de Mari caem direto na conta do Município (Fundo Municipal de Saúde).

Sendo assim, cabe ao município destinar um teto financeiro para cobrir as despesas com AIHs (internações) e procedimentos ambulatoriais do Hospital Santa Cecília. Esta mudança de repasse de recursos é normal em todo processo de mudança de gestão. A gestão plena do sistema de saúde ou municipalização é uma tendência nacional e um avanço. Uma das vantagens é a descentralização dos recursos federais, que passam a ser repassados ‘fundo a fundo’, sem a intermediação do Estado.

Sendo pleno de sistema de saúde, o município de Mari poderá implantar ações inovadoras e modernizar o gerenciamento dos serviços de saúde. Acredito que o Hospital Santa Cecília e o Município de Mari entrarão num acordo para manter a unidade funcionando ou encontrar uma solução para garantir a assistência da população que depende do hospital.

José Maria de França
Secretário de Estado da Saúde

Um comentário:

  1. Agradeço o comentário feito em relação a meu livro "Vou te contar" e a minha pessoa. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir