terça-feira, 10 de agosto de 2010

A tabuada do Anjo Custódio


Madame Preciosa veio me visitar na Praça João XXIII, onde moro. A corpulenta clarividente soube do meu mal passar, que padeço de dores e ataques virulentos. Devo compreender e desculpar os seus excessos, que no íntimo é uma boa mulher, mesmo tendo me encomendado a Deus, com cara de bruxa dos sete pecados e um tantinho de maldade. Ninguém encomenda a Deus um sujeito doente, a menos que seja o padre no ofício de dar a extrema unção, quando o paciente está se ultimando.

Não desconfia a matrona que ainda hei de comer muita farinha nesse vale de lágrimas e fazer raiva a muita gente ruim. Sabe, no entanto, que meu anjo da Guarda atende pelo nome de Anjo Custódio. E sabe porque andou lendo um escritor português ateu chamado José Saramago. Por força do trabalho literário do homem, e por contradição própria de mentes excêntricas, madame Preciosa acaba de se converter ao catolicismo mais arcaico, de práticas medievais. Ganhou o Céu uma alma graças ao mais empedernido ateísta, insensatez casando com a falta de lógica de toda religião.

Tão escrupulosa no interesse de minha recuperação, madame Preciosa veio me apresentar o Anjo Custódio e sua Tabuada dos Treze. Ninguém sabe o destino para que está guardado. Eu, que nunca fui batizado na pia católica, desacostumado a ter deferência com religiões, um verdadeiro ímpio vendo triunfar a fé da ex-cartomante sobre minha perplexidade, acompanhando feito menino do catecismo a oração do Anjo Custódio, o da Tabuada dos Treze.

É assim a reza: “Nenhum anjo é como tu, aritmético, tu sim, que sabes as treze palavras e sem errar as enumera, e sendo essa uma obra que requer todas as geometrias e matemáticas que se puderem reunir, começas pelo número um, que é a Casa de Jerusalém onde Jesus Cristo morreu por todos nós: as duas palavras, que são as duas Tábuas de Moisés onde Jesus Cristo pôs os pés: as três pessoas da Santíssima Trindade; as quatro palavras que são os quatro evangelistas, João, Lucas, Marcos e Mateus; as cinco palavras que são as cinco chagas de Jesus Cristo; as seis palavras que são os seis círios bentos que Jesus Cristo teve no seu nascimento; as sete palavras que são os sete sacramentos; as oito palavras que são as oito bem-aventuranças; as nove palavras que são os nove meses que Nossa Senhora trouxe o seu bendito filho no seu puríssimo ventre; as dez palavras que são os dez mandamentos da lei de Deus; as onze palavras que são as onze mil virgens; as doze palavras que são os doze apóstolos, e agora as treze palavras que são os treze raios que tem a lua”.

Considerando que o número treze ficou um pouco deslocado nessa tabuada santa, perguntei a madame Preciosa se não dava pra incluir meu Treze Futebol Clube de Campina Grande no lugar dos raios da lua. Ela recuou assustada, persignou-se rapidamente “para não dar tempo ao diabo de me levar naquela horinha mesmo”. Faltou uma vela para acender ao ser tão bem invocado pela mulher cristã-nova. Não se pode ter tudo.

A oração também é indicada contra inveja, vileza e feitiço. Na hierarquia angelical, esse anjo Custódio é um oficial de baixa patente, mas muito competente como intercessor nos casos de pânico, loucura e temores noturnos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário