sábado, 28 de agosto de 2010

Chateaubriand e a família Duré, de Itabaiana (2)


Duquesa De La Rochefoucauld com vaqueiros de Itabaiana e o Governador Osvaldo Trigueiro

A ilustre visitante conheceu os “nobres” Duré e participou da cerimônia de condecoração na Ordem do Jagunço, depois de animada corrida de gado na fazenda de João Duré. O próprio Chatô vestiu a Duquesa De La Rochefoucauld com um gibão de couro de bode cru. Depois foram-lhe oferecidos um chapéu de couro de boi do curtume Santo Antonio, de Itabaiana, e uma peixeira com cabo de marfim, doação do “Conde Duré”. A Duquesa submeteu-se a todo esse estranho ritual vestida do gibão e do chapéu, recebendo a condecoração ajoelhada ante Chateaubriand. Após a “solenidade”, os visitantes almoçaram carne de boi assada, galinha de cabidela, pirão e baião de dois. Para mais impressionar a nobre francesa, João Duré paramentou uns duzentos vaqueiros, bem montados nos melhores cavalos da região.

Viva a França, viva a Paraíba e viva Itabaiana! Eram os gritos que se ouviam mais na festa. Depois veio a hora de “sangrar” os convidados para a caixinha do Hospital. A Duqueza “caiu” com uma boa quantia em dólares, seguida dos casacudos presentes. Sei que no final arrumou-se dinheiro suficiente para comprar os equipamentos do Hospital e nós ganhamos foros de nobreza, com a ascensão de João Duré a esse título nobiliárquico.

A ingênua Duquesa, até morrer acreditava que era feliz detentora da condecoração da “Ordem do Jagunço”, honraria que recebeu das mãos do “Conde João Duré no interior do Brasil, na distante Paraíba, em meio a uma festa "que me alegrou os olhos e o coração, viajando no tempo e reencontrando o prazer antigo de viver a vida tradicional. Viva a Paraíba, seus intrépidos vaqueiros e seus amáveis habitantes!”, conforme escreveu no livro de visitas do Hospital.

Na condição de Grão-Mestre da Ordem do Jagunço, Assis Chateaubriand pronunciou as seguintes palavras, ao condecorar a Duquesa:

- ..., em nome do Conde João Duré, do agreste da Paraíba, grão-mestre da Ordem do Jagunço, e de Antônio Balbino, senhor do Rio Grande, Barreiras, Sertão hard da Bahia, e nosso consultor jurídico, eu vos armo comendadora da valorosa Jerarquia do Nordeste do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário