segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia dos avôs e das avós


Vinte e seis de julho, data em que se comemora o Dia dos Avôs e das Avós. Isso porque se convencionou que nesta data nasceu Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus.

Tem gente que não acredita que Maria, Ana ou Jesus tenham nascido algum dia, mas eu tenho certeza de que tive avô e avó. Não cheguei a conhecer meus avôs, mas convivi com minhas avós materna e paterna.

Duas senhoras de caráter oposto. Uma era doce e carinhosa, a outra durona, de aparência austera. A minha vó Joaninha, mãe do meu pai, a gente chamava “Vó do Cachimbo”, porque ela gostava de pitar seu cachimbinho. A outra, vó Biu, era conhecida por “Vó do Picolé”, que era o único agrado que ela se permitia fazer aos netos: picolés de maracujá. Sabor da infância, reminiscências de tempos mágicos.

Nossa Senhora de Santana abençoe os avôs e as avós.

Hoje é dia da morte de João Pessoa. O homem que serviu de bandeira, depois de morto, para Getúlio Vargas alcançar o poder e construir a ditadura do Estado Novo.A Paraíba ainda hoje está de luto, com sua bandeira feiosa rubro-negra. A palavra “nego” comanda o espírito de negação sistemática ao progresso social e econômico da velha Parahyba do Norte.

Um comentário: