domingo, 11 de julho de 2010

Lampião na Brodway


O renomado Biu Penca Preta diz que quer ir para o inferno, lugar cheio de mulher safada, cachaceiro e libertinagem, enquanto que no céu é aquela pasmaceira, sítio sem cor onde beatas e anjinhos cantam seus benditos nos três expedientes. Estou escrevendo a biografia autorizada do nosso Severino Penca, onde finalmente será esclarecida a verdadeira causa de sua expulsão do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana em 1977. O inferno é para lembrar que a peça “A peleja de Lampião com o Capeta”, onde Biu fazia o papel de um cangaceiro, terá seu texto publicado no livro que o Doutor Romualdo Palhano está escrevendo sobre nosso grupo teatral.

Ontem gravamos em vídeo depoimento do Mestre Romualdo para fazer parte do documentário “A lista de Irene”. Também gravou declarações sobre nosso passado artístico o ator Normando Reis. Roberto Palhano, irmão de Romualdo e primeiro ator que encarnou o diabo na peça, em 1976, também se animou a falar sobre o GETI. Ficou emocionado ao lembrar da participação de Palmira Palhano, sua irmã, hoje educadora na área artística. O compadre Marcos Veloso emitiu sua opinião sobre alguns lances de nossas aventuras no mundo artístico e político de Itabaiana na década de 70. Hoje a gente vê que era preciso ter peito para se afirmar ator amador e questionador do status quo em plena euforia direitista no governo autoritário dos milicos. Fomos presos, tivemos espetáculos proibidos, enfim, passamos por todas as atribulações a que têm direito os que se opõem às ditaduras e defendem as liberdades individuais.

Eu prefiro me lembrar daqueles tempos não como o combate à tirania do momento, mas de lances deliciosos, reminiscências de um tempo em que se abriam os horizontes daquela rapaziada boa, discutindo e produzindo arte. “A peleja de Lampião com o Capeta” é dessa época. Montamos uma peça em que Lampião chegava no inferno para esculhambar a burocracia e o mandonismo de Satanás e sua turma.

Sobre o espetáculo, recebo bem-humorada mensagem do meu compadre Aristeu Fatal: “Fábio, meu correspondente em New York, diretamente da Brodway, me informa que, na semana que vem, estréia "A Peleja de Lampião com o Capeta" em substituição ao "Fantasma da Ópera". Estarei lá para a avant première".

Nenhum comentário:

Postar um comentário