sábado, 21 de fevereiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA – Em 2005, realizei a maior noite de autógrafos do mundo, com o livro “Manoel Xudu, o príncipe dos poetas repentistas”, patrocinado pela prefeitura de São José dos Ramos, terra natal do poeta.

O prefeito Azenildo Ramos distribuiu mais de 500 exemplares com o povo da cidade e eu tive que autografar em uma só noite.  

Vendi apenas dois exemplares. “Um será pra mim e outro doarei a você. Será a primeira vez que o autor ganhará seu próprio livro do leitor”, exigiu o compadre Ferreirinha, de Itabaiana.

Bento Júnior entrevistou o Cão Canjiquinha que revelou a receita do famoso pão que o diabo amassou.

Cristianismo é a religião do perdão. Se você não acredita, vai queimar no inferno.

Não vejo graça nenhuma em jogo de basquete, vôlei, corrida de Fórmula 1, jogar na megasena e comprar roupa. Adoro vestir roupa de “cabidela".

Não adianta fazer enquete nem pesquisa. Quem vai ganhar na eleição é o cabo eleitoral e o eleitor pidão.

Uma mocinha me deixou mais velho do que sou ao perguntar: “O senhor se lembra do tempo de bonde puxado a burro em Itabaiana?”

“Produzir cultura é para os loucos, para os poucos e para os bons”. –(Herman Hesse)

Ameba saiu no bloco da Cebola: a cabeça é branca, mas o talo é verde. Já quanto ao hálito...

“Quem não tem presente se conforma com o futuro” – Raul Seixas

Se cada um soubesse o que outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava – já dizia Nelson Rodrigues.

Hoje é dia de Tácita, deusa do silêncio. Só por hoje, abstenho-me de falar besteiras aqui.

Jamais diga uma mentira que não possa provar. - (Millôr Fernandes)

Quando um amigo morre, parece que um bar fecha dentro da gente.  - (Diego Moraes)

Morreu um amigo próximo. A morte, às vezes, é um tapa na cara que a gente nem sabe quem deu.

“Os mistérios. Eles existem e são uma parte misteriosa da vida.” – Sonsinho, filosofando.

Fiz bem em não brincar carnaval. Bebe-se muito. Não tenho experiência no ramo.

Juízes preparam greve contra decisão do STF que acabou com o cheque gordo. Quem irá julgar a legalidade da greve? Um juiz de futebol, talvez.

Boatos de que a jornalista Malu Gaspar, da Globo, pagou para bandidos invadirem informações sigilosas de parentes de ministros do Supremo. Se confirmado, será que os ministros terão coragem de mandar prender Malu?

Receita de Madame Preciosa para um relacionamento perfeito: a mulher deve encontrar um homem independente, que a faça rir, que seja sincero e responsável, que goste de fazer amor. E o mais importante: nunca deve permitir que esses quatro homens se encontrem.

“Fumar mata. E se você morrer, perde uma parte importante de sua vida”. – O próprio Sonsinho.

“Vossa excelência merece ser enxotado daqui por um imbecil, e eu gostaria de ter a honra de fazer isso”. (Um vereador, parente de Sonsinho).

Você está viciado em computador quando uma mosca pousa na tela e você tenta matá-la com a seta do mouse.

Sonsinho viu seu amigo Ameba pedalando na bicicleta ergométrica. No Natal, comprou duas rodas de presente.

Sonsinho ganhou uma passagem de ônibus, ida e volta, para Fernando de Noronha. Já está arrumando a mala, contente da vida, o pobrezinho...

Definição de futebol, segundo Ameba: “Futebol é um jogo para 22 pessoas e um juiz que comete um monte de erros e quem paga é a senhora mãe dele. Sim, e no fim o time do juiz sempre vence.”

“O pênalti é uma forma covarde de fazer gol”. – Pelé (raramente o Rei fazia um gol de placa ao falar alguma coisa).

O budismo ensina que existem dois caminhos na nossa vida – o da direita, o bom, e o da esquerda, o mau. Por isso que os canhotos são tão discriminados e a turma do partido comunista leva tanto cacete.

Minha casa não ostenta luxo. No jardim, plantei um pé de cidreira e outro de capim santo. Deixo o portão sempre aberto para cães e gatos de rua famintos. Sempre tem uma comidinha para esses bichinhos. Ratos e baratas não são bem vindos, mas, de vez em quando aparecem.

Você é a favor do extermínio de gente daninha, ou diferente? Então não entende o sentido da diversidade para o equilíbrio do mundo.

Por causa disso, não deleto pessoas com ideias preconceituosas e totalitárias no meu Facebook. De muitas delas até sou amigo. Aprendi a lidar com a diversidade humana.

“O cordel como tal só existe no Brasil e é, provavelmente, a única forma original de poesia brasileira”. (Aderaldo Luciano)

O sujeito depressivo vive trancado do lado de fora da vida.

Se minha vida fosse um processo judicial, seria arquivado hoje “por falta de interesse das partes”. - Ameba, o desolado.

“Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele”, diz a frase idiota do imbecil americano que fez um daqueles filmes melosos para penetrar na psicologia e nas mentes dos babacas do mundo e injetar a merda do estilo de vida daqueles branquelos gordões e sacanas. Quem tem sonho, deve é dormir pra sonhar, bando de otários!

A sociedade civil desorganizada é representada por tipos assim como o próprio palhaço Tiririca. Longe dos discursos bem construídos, bem formulados, passam a opinião do cidadão comum. É a bancada do Embola Bosta.

Tijolinhos ativos para a construção de uma paz improvável nesse mundo de zés ruelas reacionários.


VERSO DO DIA

 

Não quero viver ao léu

Como cachorro sem dono

Ou solitário colono

De inóspito ilhéu

Mas levo como troféu

Amizade verdadeira

Porque sei que é besteira

Esperar o paraíso

Aqui mesmo é que eu preciso

Da benção do meu irmão

Contida na saudação

Que espiritualizo.

 

(Fábio Mozart)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário