quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - Um domingo qualquer de 1998 no sítio Entroncamento, do município de Cruz do Espírito Santo, onde eu trabalhei como telegrafista da Rede Ferroviária Federal S.A. na Estação de Paula Cavalcante, uma das cinco estações triangulares do Brasil, hoje desativada.

Nessa vila eu fiz teatro com os “sem terra”, joguei futebol no Mangueira Futebol e Cachaça, vi pela primeira vez uma função de Cavalo Marinho e engoli muita água que periquito não bebe.

No cavaquinho, meu compadre Diga, irmão de Onecino de Itabaiana. Na sanfona, Agostinho de Aguiar e Silva, o pior sanfoneiro do mundo. Na marcação do atabaque, o craque de bola Batata, um jogador de futebol que seria grande ídolo do esporte se não morasse no mato e gostasse tanto de beber cachaça. Eu me defendia no pandeiro (sou o cara vestido de azul e amarelo).

A farra se deu na casa do compadre Castor, uma espécie de prefeito do lugarejo.

"Fábio Mozart, continue ‘procurando sarna para se coçar’ e ‘cutucando onça com vara curta’, pois, se um dia (espero nunca) você perder essa capacidade de indignar-se perante as injustiças, você provavelmente se juntará à enorme legião de zumbis que andam por aí zumbizando e choramingando suas frustrações. - (Dr. Fernando Enéas de Sousa)

Cálculo do poeta Ulisses Tavares: “o dinheiro que uma puta de rico ganha em uma hora eu só ganho se vender 500 livros”.

“Então, é só trocar de profissão e fazer o que ela faz”. (Mad Vieira)

A mim me causa mais espécie a forma como o dinheiro entrou no bolso do rico do que no da puta.” – (Josafá de Freitas)

Não fica essa sensação de que você desperdiçou sua vida se não participou do carnaval?

Filosofia de Madame Preciosa: "Os homens são canalhas em quantidade; as mulheres, em qualidade."

Já fui poeta guerrilheiro, marginal, alternativo, underground, gênio incompreendido da contracultura e sonetista de inclinação afetiva e sensual. Atualmente, fico assim no meio termo entre o clássico, o regional, o acadêmico e o verso contemporâneo. Botei minha bodega sortida para agradar aos diversos sabores.

Não agradei a ninguém e meus livros encalharam.

Frei Betto faz um chamado urgente à solidariedade com o povo cubano diante do agravamento do bloqueio imposto pelos Estados Unidos, que já dura 64 anos.

A Revolução Cubana enfrenta uma grave crise energética e falta de medicamentos, impactando diretamente direitos essenciais como alimentação, saúde e educação - garantidos gratuitamente à população.

O Presidente dos Estados Unidos comanda operação de mais arrocho para Cuba, enquanto tenta esconder seus crimes ligados a pedofilia.

"Madame Preciosa, suas nádegas deixam a desejar". – Ameba

Não é de hoje que a gente lamenta o ontem e esquece tudo amanhã.

Caso Epstein: O mundo chefiado por pedófilos que traficam crianças.

Conheço um rapaz que a cada vez que lê a expressão "arte gerada por IA" sofre pequenos colapsos nervosos.

A mundiça de Bolsonaro apoiou um candidato de extrema direita em Portugal, o bicho foi derrotado. O socialista Antonio José Seguro venceu com 66% dos votos.

No Brasil, políticos ligados ao véio Bozó botam as barbas oportunistas de molho. Não é mais seguro segurar nas pernas das calças do Biroliro.

Segundo relatório do TCE, o município de Sapé está entre as cidades que mais gastaram com festa em 2025, com valor absoluto que supera R$ 7 milhões de reais.

 A primeira-dama de Sapé, Denise Ribeiro, é pré-candidata a deputada.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, era contra a lei que dava direito aos empresários aumentar os espigões da praia. Agora é a favor e luta na Justiça para afrontar o meio ambiente. 

Tem jornal metido a sério que contrata colunista para fazer texto usando a IA. Chama-se Folha de São Paulo.

Pedi a um amigo para melhorar uma foto minha, ele meteu na tal da IA, surgiu um eu que nem eu reconheci.

Quando segurei um celular, esqueci-me de como se escreve uma carta. Quando o computador chegou, esqueci-me da ortografia”. – (Texto da internet)

Há um ano, mobilização de artistas e a comunidade tentava devolver o Cine Excelsio restaurado em Bananeiras. Bertrand Lira e Rubens Nóbrega encabeçavam o movimento.

Nada aconteceu desde então.

Programa reconhecido por ser o único sobre o tema das rádios livres e comunitárias em uma rádio pública no Brasil, o “Alô comunidade está comemorando 15 anos no ar, na Rádio Tabajara.

As Testemunhas de Darwin mandam avisar: “Não há um deus no céu que cuida de você que é apenas um primata da espécie homo sapiens e nasceu apenas para dar continuidade à espécie. E como morrer voltará para o lugar de onde veio: o nada”.

Mas como nada não existe, nada se cria, nada se perde e tudo se transforma… Disse Antoine-Laurent de Lavoisier.

Há seis anos, morria o gravurista Unhandeijara Lisboa. No Youtube, a entrevista que fizemos com ele no "Alô comunidade", juntamente com Valdo Enxuto, também recentemente falecido. https://www.youtube.com/watch?v=s7porSBNfjU

Ivan Bezerra participou desta edição do “Alô comunidade”. Ele está no meu livro “Artistas de Itabaiana”.

Unhandeijara Lisboa: "A Orquestra Tabajara nasceu em Itabaiana. A primeira revista cultural da Paraíba, ERA NOVA, de Sabiniano Maia, foi publicada em Itabaiana".

"Não somos bons e é necessário termos coragem para reconhecer". - José Saramago

"Um país não pode ir mudando o Direito conforme o réu. Isso não é um Estado de direito, é um Estado de compadrio." - Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal

Nossa benção de hoje vai pro nosso ouvinte Eudo Jansen, que defendeu a Rádio Barata de ataques de debilóides no Facebook. Obrigado, Eudo Jansen! Você vai receber as bençãos do pastor Fábio Mozart às suas ordens, da Igreja Cristã Moderada, Arrebatada Fogo na Tacaca Santa.

Por sinal, dizem os boatos que a nossa concorrente, Igreja Universal do Reino de Deus, quer comprar a Igreja Católica Apostólica Romana. O Papa disse que vai estudar a proposta, mas esbarra nas leis anti-monopólio.

Tijolinhos de quarta-feira de fogo para o camarada Buda Lira.

 

VERSO DO DIA

 

Extremados pensamentos,

Virou o bem contra o mal.

Inclementes de direita

Contra esquerda radical

Porém, acima de tudo,

sempre será carnaval.

 

F. Mozart

 

 

Parte superior do formulário

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário