terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 


FOTO MEMÓRIA - O artista plástico internacional Otto Cavalcanti, de origem itabaianense (in memoriam), visitando a Galeria Rabskar em Itabaiana, em 1997. Na foto, ele é o segundo da direita para a esquerda e o pintor Thiago Alves o terceiro. Nas duas extremidades, dois amigos de Otto.

Oto Cavalcanti e Thiago Alves estão no meu livro Artistas de Itabaiana, que será relançado em fevereiro. 

No primeiro dia da criação, Deus disse: haja luz! E houve luz. Quatro dias depois criou o sol, fonte de luz. Primeiro apagão do planeta.

Por que pena de maus-tratos a cães e gatos é maior do que de outros animais?

E o respeito e dignidade aos animais da agropecuária, do entretenimento e da experimentação animal, que são as mais numerosas e continuadas vítimas dos atos de crueldade?

Por que se pode matar um bode e não pode matar um cachorro?

Porque a cultura e a lei diferenciam: o bode é visto como animal de consumo, enquanto o cachorro é considerado de companhia e protegido contra abate.

E a barata, que nem é animal de consumo nem tampouco de abate? Quem salvará essas pequenas vítimas das chineladas?

No brejo da Paraíba, projetos imobiliários de alto padrão continuam proliferando, em detrimento do meio ambiente e da habitação popular.

É claro que a especulação imobiliária começa em negociatas que, evidentemente, têm a ver com financiamento de campanhas.

Eu escuto todo sábado o programa Alô comunidade, às 11 horas na Rádio Tabajara, e às 12 horas na mesma rádio, estou colando no Estórias e Histórias da Paraíba, com os jornalistas Sérgio Botelho e Rubens Nóbrega e o escritor Ramalho Leite. 

Ninguém vai para o inferno se não escutar esses programas, mas ficará limitado e vulnerável à manipulação, com maior chance de acreditar em fake news, golpes e discursos enganosos.

Com a alma lavada e alimentada, escuto o disco de Adeildo Vieira. Um conterrâneo que teve capacidade de resistência à corrupção da indústria cultural e ideológica.

Sua trajetória reafirma que música não é apenas entretenimento, mas também memória, luta e esperança.

Ninguém está comprando e vendendo votos. Por enquanto, só negociações iniciais.

Imprensa sensacionalista mundial informa que Trump se cagou em público. Não há registros confiáveis, só fofocas, de que um ex-governador da Paraíba tenha defecado na piscina do Hotel Tambaú.

Essa fofoca ouvi do ex-chefe de portaria do Hotel Tambaú, Vavá da Luz, atual Secretário de Turismo de Ingá.

Pedro Lobo, suplente de deputado federal, foi preso nesta segunda ao ser flagrado esfregando a cabeça da rola na bunda de uma passageira no aeroporto de Juazeiro do Norte, Ceará.

Essa manchete já é tão absurda que parece saída de um jornal satírico, como o Barata Press. Mas é real.

A gente pensou em editar a notícia do tarado para o site Barata Press, mas era piada pronta, pelo ridículo do episódio.

Esse Lobo tá mais pra cachorro tentando marcar território.

Em 2014, Guilherme Boulos disse que “a maior parte da direita brasileira, as oligarquias tradicionais, está dentro do governo.”

Outra lapada de Boulos: “O programa Minha Casa Minha Vida foi feito para resolver o problema de liquidez das grandes empreiteiras depois da crise de 2008, da bolha imobiliária nos Estados Unidos”.

Hoje ele é ministro do governo do PT.

O juiz Frederico Ernesto Cardoso Maciel, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), disse em sentença que livrou da cadeia um usuário de maconha: “a proibição da maconha no Brasil é inconstitucional porque carece de fundamentação técnica”.

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade no mundo a proibir a maconha, em 1830. Quem fumava maconha era o escravo e pessoas da baixa esfera social.

Depois, a polícia passou a prender maconheiro, sambista, capoeirista e pai de santo.

Repressão às drogas sempre foi política de controle social.

“Sorria, você está sendo filmado”. Parece uma brincadeira, mas é invasão do seu direito de não ser filmado.

Na verdade, o cartaz quer dizer: “tome cuidado, estamos te filmando!”

Dizem que Corinthians ganhou um torneio de verão sem valor. Se fosse o Flamengo, capaz de ter rolado até feriado nacional.

Tribunal de Contas da União ameaça vetar repasse a escola de samba que homenageia Lula. Tem sentido. É culto à personalidade, não pode ser bancado com dinheiro público.

"O homem é o lobo da mulher". (Madame Preciosa, a feminista)

Com 480% de juros ao ano, o cartão de crédito no Brasil entra para o rol das maiores bandidagens nacionais. Quem está preso? Quais os políticos que comem ágio do sistema financeiro?

“Grandes advogados conhecem muita jurisprudência. Advogados geniais conhecem muitos juízes”. (Millôr Fernandes)

Quando crescer eu quero ser meritíssimo.

Nem só de pão vive o homem. Uma tapiocazinha sempre cai bem.

O Papa disse que quem zomba do velho Mozart vai pagar caro. E ele é infalível. Eu me preocuparia.

“O ateísmo é uma espécie de religião em que ninguém acredita.” (Millôr Fernandes)

“Quando jovem eu era muito inteligente. Conseguia ler sem óculos.” – Sonsinho

Em 1954 o Brasil era mais legal, eu não era nem nascido. Desconfio que minha presença botou gosto ruim no Brasil. Só desconfio.

Em 2016, Totonho foi contratado para tocar no Boi Vermelho do Partido Comunista do Brasil. O dinheiro não apareceu, não teve palco, nem som e nem Totonho. O patrocinador deu o bolo.

No meu retrovisor imaginário, vejo compadre Geraldo Caranguejo vestido de padre, benzendo as putas da rua do Carretel na terça-feira de carnaval em Itabaiana, e eu de coroinha nessa missa moderna onde a hóstia era carne de bode e o vinho era uma cachacinha suspeita no cabaré das Malvinas. Mas tudo dentro do maior respeito.

Oração de Ameba no dia do carnaval: “Senhor, livra-me das tentações, mas não hoje.”

Meus mais sinceros tijolinhos de amizade para Maninho, um brasileiro cordial com curso intensivo de biriteiro na faculdade do bar de Zé. Um cara simpático, criativo e divertido. Enfim, um brasileiro no bom sentido.

 

VERSO DO DIA


Tatu mora no buraco

 

Siri na beira da praia

 

O bicho que mata homem

 

Mora debaixo da saia.

 

Parece que é da lavra de Vavá da Luz, não dou certeza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário