quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

TIJOLINHOS DO MOZART

 

Flávio Melo é um artista da interpretação que um dia fez teste para uma minissérie da Globo e passou a trabalhar na Vênus Platinada, aquela prostituta de luxo que corrompe o cenário televisivo e, por tabela, o mundo dos negócios, da política e dos costumes.

Presente no horário nobre da Globo e em filmes como o badalado O agente secreto, Flávio Melo Beto não perdeu, entretanto, sua humildade, seu jeitão de ser Paraíba, um artista de rua apaixonado pelo teatro e pelo seu povo. Ele foi convidado e aceitou fazer parte do elenco do nosso podcast Rádio Barata no Ar.

Segundo Sérgio Ricardo, da equipe criativa da Rádio Barata no Ar, a presença do ator amplia o alcance do programa, que mistura humor e notícias do cotidiano, em formato de podcast produzido pela Rádio DiarioPB e retransmitido por várias emissoras no Brasil.

A estreia da nova fase está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (6), e a expectativa é de que o público se surpreenda com a energia e a versatilidade do elenco.

Acabei de ler “Hollywood”, de Charles Bukowski. O cara bebe cerveja, uísque, vodca, vinho e conhaque do começo ao fim, da primeira à última página. É um profissional do birinaite. Do livro em si, não gostei muito. Longe de ser “o grande romance americano”.

O livro conta os lances de um roteiro que Bukowski fez para um filme que fala de... bêbados profissionais. É sobre a produção desse filme com orçamento limitado, “um filme que quase ninguém quer fazer e quase ninguém vai pagar para ver.” Lembrei dos meus compadres cineastas Marcos Veloso e Jacinto Moreno (in memoriam), cineastas independentes.

Em Sousa: homem é acusado de manter relações sexuais com jumenta menor de idade. Pedofilia e zoofilia.

Visitar o sertão e curimataú paraibano. Vagar sem rumo pelas estradas do sertão. Queria, antes de morrer.

“Millôr morreu e o espírito dele baixou em Fábio Mozart. Esses tijolinhos, maravilha, cara! Millór é impossível.” -  (WJ Solha)

Finjo que sou humorista e todo mundo acredita. Até o genial WJ Solha. Serei um gênio enrustido?

“Político é feito caju: por melhor que seja ainda tem ranço”. - Jessier Quirino

Exemplo de determinação e dignidade vagabunda. O meu amigo Ameba jamais trabalhou. Não esse trabalho regular, metódico, a preço de vil salário. Não foi produtivo a nenhum empreendimento alheio.

Os pais o sustentaram durante muito tempo, depois pegou um gancho numa repartição pública onde só aparecia nos dias de festa, para se aproveitar dos salgadinhos. Aposentou-se sem dispor de suas mãos para mudar uma cadeira de lugar.

Não sou jornalista. Sou só um fuxiqueiro com 55 anos de estrada. O resto é atrevimento meu.

Mulheres guardam segredo por no máximo 32 minutos, aponta pesquisa. Já os homens, nem guardam. Ninguém se engane: marmanjos são os reis do fuxico.

Desimportante figura vai receber o título de Doutor Honoris Causa Própria como personalidade que contribui para a cultura do individualismo, em defesa dos seus interesses pessoais. Seu nome está mal escrito na lista dos que não dão nenhuma importância ao contexto social. 

Pornô no galinheiro: A galinha foi-se chegando ao galo e perguntou: “Cadê o pinto?”

"Todos nós somos falsos moralistas. Alguns são apenas falsos." - Vavá da Luz 

Previsão do tempo na roça: “Choveu uns caroço d`água pros lado de cumpade Jerome. Aqui, se preparou, escureceu, peidou, peidou, no final puffft!” – (Jessier Quirino)

O ‘J’ é a única letra que não aparece na tabela periódica dos elementos químicos. Pessoas cujos nomes começam com J são especiais.

"Caixa D’água era péssimo poeta, aliás, não era poeta algum. Apenas um boêmio, uma figura folclórica de João Pessoa que deixou saudade. Gostava de dizer que era um intelectual porque só usava paletó branco “igual a José Américo de Almeida”. – Lau Siqueira

Histórias secretas dos pecados capitais. O aborto só se tornou pecado a partir de 1869, depois que uma freira abortou quatro vezes em quatro anos seguidos e o padre autor dos fetos brigou com o Bispo, grande amigo do Papa.

Brasileiro trabalha quase 5 meses só para pagar imposto. Deixei de trabalhar por causa disso.

Mais cultura inútil: Hipopotomonstrosesquipedaliofobia é o medo de pronunciar palavras grandes.

Ameba é um cara excelente, de boas maneiras e conduta ordeira, ninguém jamais o viu bêbado mais de sete dias na semana.

O nome de batismo é Abdenágo. Um cara com nome desses não nasceu de parto normal... É um poeta do Recife.

"Racista é um cara que jamais mandou a examinar sua árvore genealógica". – Millôr Fernandes.

“Tia Neves fabrica um extrato de mulungu que é tiro e queda para esse problema de verborragia inconsequente de Fábio Mozart!” – (Dalmo de Xangô)

Oxe, os incomodados, o que fazem? Pegam o beco, baiano velho! Eu aqui falando com minha insônia e aparece um papangu de novena!

"Fábio Mozart: ao ler suas besteirinhas nos tijolinhos, tenho certeza de que agradam a quem as lê. Veja só, uma atitude banal sua, criando alegria na vida dos outros.” – (Ivaldo Gomes)

Adianta estar com a faca e o queijo na mão quando se tem intolerância à lactose? Não muito.

“Se chover algemas em Cabedelo, 99% dos políticos de lá serão algemados aos postes e os alarmes de pega ladrão serão acionados”. -  Dércio Alcântara

“A religião não é apenas uma, são centenas, milhares, a espiritualidade é apenas uma; a religião é para os que dormem, a espiritualidade é para os que estão despertos; a religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados, a espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior; a religião tem um conjunto de regras dogmáticas, a espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo". - Do livro "Assim falou Teles Júnior".

Vou fazer uns reparos na máquina. Precisando de reparos na válvula de retentor, descarbonização, limpeza de bicos injetores, recauchutagem da parte de amortecedores e troca de rolamentos nas rodas. O bico injetor central parece que não tem mais jeito...

O deputado Adriano Galdino lembra que foi vendedor de balas e garçom. Sérgio Ricardo também foi vendedor de balas no trem e nem por isso responde a 45 processos judiciais.

As acusações vão desde a apropriação indébita de recursos, utilização de empresa de fachada e até o pagamento de um curso de pós-graduação para a irmã do deputado, Soraya Galdino, com recursos da Prefeitura de Pocinhos, município que ele administrou de 1993 a 1996 e de 2001 a 2008.

Acho que o deputado é inocente, mas vai demorar pra se livrar de tantas acusações. Vida de político é fogo, seu Zé!

Virgens de Tambaú promete colocar 500 mil pessoas nas ruas. Virgem de fato, só o azeite.

Tijolinhos para o camarada Wolhfagon Costa. Já faz um ano que lançamos o livro Microcontos reiterados, narrativas curtíssimas sobre nossas vivências nos interiores paraibanos.

 

VERSO DO DIA

Naquele dia, sete mulheres
agarrarão um homem e lhe dirão:
"Nós mesmas providenciaremos
nossa comida e nossas roupas;
apenas case-se conosco
e livre-nos da vergonha
de sermos solteiras!"

Cântico da poligamia em Isaías 4:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário