Benilson Toniolo é escritor de Campos do Jordão, Secretário de Cultura municipal e apreciador da força cultural nordestina. Ele não vê o Nordeste como distante, mas como parte essencial da identidade brasileira. Respeita e reconhece a riqueza das nossas manifestações. Meus cordéis constroem pontes de respeito e afeto, celebrando a diversidade que nos torna únicos.
Ele é leitor dos cordéis de Fábio Mozart, literatura que mantém vivas tradições centenárias.
O folião Sérgio Ricardo Santos Surubim odeia esses dias que precedem o carnaval do ano seguinte. Ele está hoje de melé solto na RÁDIO BARATA NO AR, às 10 horas desta sexta-feira na www.radiodiariopb.com.br
Lula alerta CEO do Google sobre "os riscos da IA, especialmente para meninas e mulheres". E para os jornalistas, é fatal.
“PT quer acabar com a família”, diz Bruno, aquele ex-goleiro que matou a mulher.
Ex-presidente sul-coreano é condenado à prisão perpétua por insurreição, sem direito a atestado de coitadinho e prisão domiciliar.
Senhora dona Venturosa está revoltada porque rebaixaram Lula para a segunda divisão do samba, mas não prenderam o dito cujo por assanhar as baratas contra os crentes do rabo quente.
Cuidado, senhora! A raça das baratas é poderosa e perigosa.
Desconfie
de alguém que por acaso diga: "eu não gosto do Fabinho das Baratas”.
Dalmo
Oliveira lembra que outros sete presidentes da República foram retratados
anteriormente por escolas de samba em desfiles. E carnaval é gandaia mesmo, é
pra rebolar em cima dos conservadores.
Quem não
gostar de carnaval que faça como eu: vá se esconder em João Pessoa.
Se bem que,
no meu caso, o afastamento da folia se dá por falta de recursos materiais e
físicos. Liseu e velhice.
O carnaval movimentou R$ 18 bilhões na economia. Só o carnavalesco Sérgio Tubarão gastou uma fortuna no frevo de Olinda e Recife.
Jogador argentino chama Vini Jr. de macaco. Se fosse no Brasil estaria preso. Cobriu a boca com a camisa para insultar o colega de profissão. Racista e covarde.
Mario Balotelli, frequentemente alvo de racismo, afirma: "Eu não tenho nada contra os macacos, porque tenho a certeza absoluta de que um macaco é mais inteligente do que um racista."
O Peru teve oito presidentes em oito anos. No Peru, presidente é igual peru: morre de véspera. Desculpem a piada infame.
O atual presidente do Peru, José María Balcazar, já declarou posição favorável ao casamento com menores de idade e é acusado de ter mantido relacionamento com meninas de 14 anos.
Por falar em pedofilia, o ex-príncipe Andrew está sendo acusado de envolvimento com o escândalo internacional de tráfico sexual de menores. Caso o ex-príncipe seja considerado culpado, ele pode ser condenado à prisão perpétua.
É o mesmo BO do Presidente Donald Trump.
Pra tirar o foco dessas safadezas, Trump prepara ataque ao Irã.
Durante a homilia na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, o padre e os fiéis puxam um hino do carnaval da Bahia. Até a Igreja puxa o carnaval baiano.
"Todo animal suspeito de vadiagem será preso e depois será morto a pauladas e golpes de faca peixeira e degolado e assassinado por via de enforcamento ou envenenamento, dependendo do bicho. Se for gato, será morto sete vezes, já que gato tem sete vidas". (Decreto de uma prefeitura da Paraíba)
Vinicius de Moraes escreveu “O poeta aprendiz”, sobre um guri que tinha o senso da poesia, talvez o próprio poetinha aos dez anos de idade. Os poetas antigamente começavam a poetar nos cueiros, até chegar a um irretocável soneto já na idade senil.
Ou morriam antes, sem cometer um verso sequer aproveitável. Hoje, é fácil e desagradável achar na rua, no salão de festa, até no bloco de carnaval, aquele chato que te tortura com uns versos “pé quebrado” no pé do ouvido, sem suspeitar que é apenas uma anta de um poetastro.
Um poetinha assim me abordou: “Você que é metido a poeta, me diga que palavra devo usar no lugar de “murcha”, que é uma expressão banal, não cabe no meu poema: “Nos teus olhos eu vi / um buquê com duas flores / murchas.”
--- Primeiro, eu não sou metido a poeta. Poeta mesmo é João Cabral de Melo Neto, e metido a poeta pode ser Ronaldo Cunha Lima. Se muito, sou um pereba que cometeu meia dúzia de quatro versos murchos algum dia, mas se redimiu do crime a tempo. Segundo, vai depender do sentido do verso, do que você tenta dizer com esse negócio de buquê no olho.
Às vezes acho que sou tolo, mesmo assim gosto de ser otário. Os tolos são aqueles de que fala o Evangelho, que dão a outra face pra bater.
Eles imaginam que um dia poderão mudar a realidade. Às vezes, mudam mesmo. No fim, são esses malucos de muita importância para a sociedade. Cuide bem do abestalhado. Já alimentou seu bobo hoje? Dos patetas é o reino dos céus.
“Precisa-se de matéria prima para construir um País” (João Ubaldo Ribeiro.)
Setores mais radicais dos evangélicos organizam boicote contra poetas "impuros" e "indecorosos". Esses crentes defendem a castração de autores pornográficos.
Tamos lascados, compadre Vavá da Luz!
Dizem que meu compadre Doutor Dedé andava aperreado porque os amigos dele gostavam de visitá-lo no Hospital, na hora do seu trabalho. Mandou botar um cartaz: “Aviso – os intrusos serão operados”. Não apareceu mais ninguém para atrapalhar.
Aquele prefeitinho mandou seu
assessor fazer pesquisa para saber o que o povo estava achando dele, o
prefeitinho.
--- Você tá gostando do prefeito?
--- pergunta o assessor abordando um cidadão.
--- Ele é um ladrão. É
ineficiente, mentiroso, sem caráter. Nem sei se seria melhor cassá-lo, botar na
cadeia ou expulsar do país.
O assessor escreveu em seu relatório: “Indeciso.”
Minhas tijoladas para a galera que criou a tal da Zona Azul em João Pessoa. Mais um golpe de ocupação do espaço público.
Tijolinhos para Dalva Mendonça, a
“estrela da poesia” em São José dos Ramos.
VERSO DO DIA
“Hei de levar-te, um
dia, à minha praia,
Minha formosa e cândida
morena,
Para mostrar-te a vaga
que desmaia,
Numa tarde de amor
calma e serena...
Verás nuvens passar —
fina cambraia,
Na minha aldeia plácida
e pequena...
Então dirás à vaga que
se espraia,
— Como é bonita a Praia
de Lucena!”
Américo Falcão

Nenhum comentário:
Postar um comentário