domingo, 1 de março de 2020

Forró raiz e cidadania na periferia



Como é que a escola dos pobres mantida pelo governo da burguesia poderia ensinar crianças a se tornarem cidadãos livres e conscientes? A inquirição me foi feita há muitos anos por um professor “extremista”. Essa questão crucial ainda incomoda professores comprometidos em quebrar os anéis da imbecilidade e pensamentos retrógrados no ambiente da escola pública. Quase todos os que ponderam sobre isso avaliam que a única saída seria uma revolução, que jamais será feita. Os que baseiam seu trabalho de mestres em princípios pessoais de honestidade intelectual e fraternidade, fazem sua parte. Não interessa se a escola reconhece, ou o prefeito aprova, ou mesmo que seus colegas legitimem e reproduzam seu trabalho. Vão lá e tiram do próprio salário magro a grana para bancar projetos culturais para crianças maltrapilhas, famélicas, abandonadas pelo Estado e esculhambadas. É impossível a democracia em um país assim, mas é possível que um humilde professor pegue seu lugar e caminhe dentro daquele processo histórico que move a humanidade, chamado luta de classes.
No dia 29 de fevereiro eu entrevistei o professor Francisco Diniz na Rádio Tabajara, no programa “Alô comunidade”. Ele é da área de educação física, mas trabalha também com formação cidadã através da escrita, leitura e da música. É autor e coordenador do projeto “Pé de serra”, onde ensina crianças de 10 a 14 anos a tocar sanfona, violão, pandeiro, zabumba e outros instrumentos. No balanço do forró raiz, ele acaba também produzindo folhetos de cordel, modulando a cabeça dos garotos na sintonia da consciência social. “O povo desinformado dá no que deu: elegem Jair Bolsonaro”, certifica o mestre.
Meu Brasil brasileiro está cheio de pessoas assim, generosas, desinteressadas em bens ou reconhecimento, dedicadas a arranjar seja onde for algum nutriente cultural para mentes em formação. A proteína e sais minerais que Francisco Diniz oferece é a cultura regional nordestina e paraibana, tão menosprezada nesses tempos onde a mundialização do capitalismo lesiona mortalmente as sociedades do terceiro mundo e suas tradições.
Indiquei o nome do poeta e professor Francisco Diniz para receber diploma de honra ao mérito cultural da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Faço questão de homenagear pessoas assim, até por conexão com minhas experiências pessoais nessa área. Fui voluntário em muitos projetos culturais e sociais em Itabaiana e Mari, cidades onde morei. Francisco levará para receber o agraciamento seus alunos da Escola Paulo Jorge Rodrigues de Lima e Emília Moraes Neta em Lerolândia, comunidade desvalida no município de Santa Rita. Gabriel, Eugênio, Cauã, Alessandro e os demais meninos do projeto “Pé de serra” prestarão tributo ao professor poeta da cidadania e elevarão a auto estima com os aplausos na batida da zabumba e no chiado da sanfona mirim.
Sobre cultura em Santa Rita, lembro sempre de um episódio engraçado e grotesco ao mesmo tempo. O prefeito do lugar, (por sinal, morto recentemente), foi apresentado ao vigilante:
--- Doutor, este é o vigilante fulano, um artista. Ele faz cinema, merece ser melhor aproveitado na Prefeitura.
E o prefeito:
--- Ele é ator principal? Se não é, não vale nada!
Os meninos de Francisco serão atores principais em um sarau artístico da burguesia. Pelo menos nessa noite serão respeitados e aplaudidos, a despeito da discriminação social. O jornal conservador Estado de São Paulo publicou editorial em 1956 dizendo que “ser pobre é um problema endocrinológico; as glândulas não funcionam bem no sujeito, ele vira comunista”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário