quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Rádio Tabajara da Paraíba comemora 75 anos nesta quarta-feira (25)


Acima, o prédio antigo da Rádio Tabajara, demolido na década de 80. Na outra foto, a nova sede da emissora
Para marcar a data, a emissora incluirá em sua programação depoimentos de personalidades que estiveram presentes em sua história como veículo de imprensa radiofônica estadual.

As comemorações pelo aniversário da rádio foram um dos temas abordados pelo governador Ricardo Coutinho na última edição do Programa "Fala Governador”, transmitida nessa segunda-feira (23) pela emissora. "Poucos Estados têm uma rádio própria que seja tão antiga e com tantas histórias. Ao longo desse tempo, ela contou a história política, social e esportiva da Paraíba, o que torna a Tabajara uma emissora indispensável para o Estado”, disse o governador.

Ele destacou as reformulações feitas pela atual gestão na programação da emissora, que ganhou impulso com foco no serviço, na cultural local, na informação e no entretenimento. "Agora é uma emissora plural, que recebe todas as tendências, porque a rádio não é do governante, mas do Estado. Aliando isso a uma programação musical de qualidade, que toca música da Paraíba, a Tabajara passa a ser muito mais respeitada”, avaliou Ricardo.

**Histórico** – As primeiras transmissões da Rádio Tabajara, com 10 kW de potência, ocorreram em 25 de janeiro de 1937, quando surgiu a então Rádio Difusora do Estado (PRI 4), inaugurada pelo governador Argemiro de Figueiredo.

Os equipamentos foram montados pela empresa Byington & Cia, que instalou os transmissores na Fazenda São Rafael, área onde, em 1985, foi inaugurada a atual sede da emissora. Em abril do mesmo ano, a emissora passou a ser denominada Rádio Tabajara, em homenagem aos índios Tabajara.

A primeira sede da Tabajara, construída na Rua Rodrigues de Aquino, no Centro de João Pessoa, foi demolida na década de 80 para se construir no local o então Fórum da Capital. Depois, a emissora funcionou por vários anos em um prédio na Avenida João Machado, ainda existente. Em 1985, o então governador Wilson Braga construiu e inaugurou a sede atual, localizada na comunidade São Rafael, bairro da Torre, local onde, em 1937, foram instalados os transmissores da rádio.

A idéia que originou a emissora surgiu da iniciativa de um grupo de amigos que, na década de 30, colocou no ar uma rádio artesanal: a Rádio Clube da Paraíba, que funcionou numa casa no bairro do Roger, nas imediações do Parque Arruda Câmara. Os amigos levaram a proposta para o governador e o Estado criou a Rádio Tabajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário