sábado, 14 de janeiro de 2012

"Eu e a Rainha do Vale"

"
Romualdo autografando seu último livro em Itabaiana, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar
   
  O Prof. Dr. Romualdo Rodrigues Palhano estará lançando a obra de sua autoria “Eu e a Rainha do Vale – De Menino a Rapazinho” que enfoca suas aventuras de adolescente onde vivenciou na cidade de Itabaiana, durante a década de 1970, sob o regime militar. São doze anos resumidos em 168 páginas, diz o autor. Este livro complementará “O Teatro na Terra de Zé da Luz – Da União Dramática ao GETI” que foi lançado em 2011.

     Em “Eu e a Rainha do Vale” o autor revela aspectos de sua juventude, suas vivências na escola, como frequentador da famosa feira de Itabaiana, o lazer e outros aspectos cotidianos de uma cidade do interior nordestino. São fatos de um adolescente que viva num mundo sem drogas e entre dois grupos sociais: Grupo de Jovens da Igreja Católica e o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, onde revela que sua concepção de mundo e suas decisões para o futuro se deram nesse período.

      No Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana montou vários espetáculos entre eles: A Paixão de Cristo; A Peleja de Lampião com o Capeta; O ABC de Zé da Luz, o Poeta do Povão; Três Momentos do Teatro Paraibano; O Batalhão das Sombras; 10 Anos do GETI; Cantiga de Ninar na Rua; O Banquete Final entre outros. Sânzia Fernandes que prefaciou o livro faz um breve resumo:

     “O que você guarda de sua infância? O que você revela de sua adolescência? Um misto de reminiscências narrativas de peripécia do pensamento juvenil recheado de cultura do cotidiano. Um misto de causos e de reminiscências cuja classificação permeia uma literatura produzida com a áurea da inocência, com o estilo firme de registrar lembranças, um estilo simples como a vida nordestina, popular, aberta, livre, cuja linguagem coloca o homem nesta imensa cadeia de leituras profundas entre as relações humanas das pessoas mais simples. Caso do Zezinho do Cachorro Quente, ou na narrativa sobre as Festas Religiosas, a Política, o Prefeito Josué Dias. Todas refletem o ar tranquilo da vida cotidiana interiorana e feliz.


Sobre o autor

     Romualdo Rodrigues Palhano é graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Paraíba. Instituição onde também concluiu Mestrado em Serviço Social, sendo seu objeto de investigação o Teatro Comunitário. Residiu por dois anos em Havana – Cuba, onde iniciou seu doutorado. É Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É Pós-Doutor em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Reside atualmente em Macapá onde é Professor Associado da UNIFAP - Universidade Federal do Amapá.
     
     O lançamento da obra “Eu e a Rainha do Vale – De Menino a Rapazinho” acontecerá na próxima no dia 27.01 no Sebo Cultural e no dia 28 no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário