sábado, 5 de março de 2011

O HOMEM DE AREIA E SUA SECRETÁRIA

Os irmãos Walter e Vladimir Carvalho filmam José Américo para o documentário "O homem de Areia"


Oi Fabio Mozart:

O carnaval, espetáculo de beleza, romantismo e entretenimento, acabou. Nas avenidas, o que se ouve é grito, histerismo e bebedeira. Os trios elétricos infernizam e agridem o ouvido de quem tem insensatez de vê-los passar tocando "axé music" e outras construções irritantes. Aplaudo o entusiasmo de Willis Leal em protelar o final do carnaval tradição. Certo faz você em procurar a companhia de boas leituras, para solenizar o trio de descanso, que já foi festivo e alegria do povo.

Bom proveito.

Carinhosamente,

Lourdinha Luna

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lourdinha Luna, é uma enorme satisfação receber essa ilustre senhora em nosso espaço virtual.

A historiadora Lourdinha Luna foi, durante 17 anos, secretária particular do saudoso ministro José Américo de Almeida. No ano 2000 A União publicou a série histórica Paraíba - nomes do Século. O número 17 foi dedicado ao ministro José Américo de Almeida. Escrita por Maria de Lourdes Lemos Luna, a plaquete tem apresentação de Júlio Paulo Neto, à época, procurador geral de Justiça.

Lourdinha Luna, que foi secretária de José Américo nos últimos anos de vida do ministro, escreveu com competência uma síntese da trajetória de um dos mais ilustres paraibanos do século XX.

José Américo de Almeida (1887-1980) foi provavelmente o mais influente líder político da Paraíba no século 20. Desde a década de 1920 atuou em momentos importantes da história do seu estado e também do país. Além da política, dedicou-se à literatura. Seu romance A Bagaceira, de 1928, é um marco do romance regionalista.

Vladimir Carvalho realizou o filme “O homem de Areia”, retratando a figura de José Américo de Almeida, filho da cidade de Areia/PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário