terça-feira, 14 de setembro de 2010

Madame Preciosa se inspira em Vovó Neuza, uma blogueira de 80 anos


Ela tem 80 anos e não gosta desse negócio de melhor idade. Neuza Guerreiro de Carvalho é paulista, saudável, magrinha e ativa. Cuida de um blog na internet onde fala de cultura e de amizades. “Fico muito brava com isso de terceira idade. Não me chamo velha, não estou na Terceira Idade – a vida não se conta pelo número de anos vividos; não estou na Melhor/idade – porque podemos encontrar coisas boas em qualquer etapa da vida; não gosto de Feliz/idade porque soa artificial. Abomino todos esses nomes inventados. Mas Esther Alves Martirani propôs Longev/idade, Divers/idade, Oportun/idade e gostei. Na verdade me agradou mais a definição dada por um ex-reitor da USP, Jacques Marcovitch que chamou a nós de idade da “Juventude Acumulada”.

“Tenho um carro de 14 anos, mas é uma questão de auto estima. Sinto-me mais gente quando dirijo, quando tenho autonomia, mesmo que não faça grande uso dele. Desloco-me muito bem de ônibus e metrô. Não tenho preguiça de andar e por isso vou a qualquer lugar”, continua Neuza.

Ela gosta de música, literatura e artes visuais. Gosta de flores, por do sol, chuva, de certo perfume do qual alguém gostava, um vinho para acompanhar uma conversa, um chopinho em um fim de tarde quente. Não gosta de jiló, de futebol, TV aos domingos e conversa fiada. Adora estes versos de Machado de Assis que sempre declama:

Estou naquela idade inquieta e duvidosa
que é um fim de tarde
e começa a anoitecer.

Madame Preciosa garante que é ainda jovem, ostentando toda glória de uma mulher em sua plena forma mental e espiritual. Sua bela silhueta já dá sinais de excesso de tecido adiposo, mas nada que fira sua dignidade de dama dos mistérios de cama e mesa, seja ela branca ou negra (a mesa). Mas quer ser como Neuza no chamado outono da vida. “Quero ser uma velhinha que, aos 80 anos, ainda tenha tesão pela vida e seus bons vícios”, declara a mais famosa vidente da Rua das Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário