quinta-feira, 9 de julho de 2009

Professor Romualdo bota banca em Cabedelo

Não vou perder o lançamento do livro do professor Romualdo Palhano em Cabedelo, dia 11 de julho às 20 horas, no Teatro Santa Catarina. A obra tem por título “A Saga de Altimar Pimentel e o Teatro Experimental de Cabedelo”. Não perco por três motivos. Primeiro porque Romualdo Palhano é um velho amigo meu, lá das terras de Itabaiana. Fizemos juntos teatro amador, fui seu primeiro diretor de cena, depois o rapaz aprofundou as pesquisas sobre o mundo teatral, qualificando-se como um dos mais conceituados estudiosos das artes cênicas na Paraíba. Fez curso de doutoramento até em Havana, Cuba, onde produziu o projeto “El Teatro en Paraíba en el Siglo XIX”, noInstituto Superior de Arte daquele país. Hoje é coordenador do curso de educação artística da Universidade Federal do Amapá.

Depois não vou perder o lançamento do livro de Romualdo porque fala de um sujeito por quem tenho muita admiração, que é o escritor e folclorista Altimar Pimentel, um cara que escreveu 17 livros sobre o folclore da Paraíba. Em 21 de fevereiro do ano passado, Altimar foi para o andar de cima, deixando aqui registros eternos de sua inteligência e amor à cultura do seu povo. Altimar era alagoano, assim como Romualdo Palhano é potiguar, ambos destinados a viver na Paraíba e dedicar suas vidas ao estudo e produção da legítima cultura tabajara.Por fim, irei ao lançamento do livro de Romualdo porque fala de teatro, e ainda por cima experimental. É que eu e Romualdo fizemos parte do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, coletivo dramático que foi o ponto inicial de sua carreira. Aliás, o teatro de Cabedelo já faz tempo que é objeto de estudo do professor Romualdo, ele que escreveu dissertação para curso de Mestrado em Serviço Social com o título de “Lúdico e o Lúcido em Cena - Teatro Experimental de Cabedelo”, aprovada com “Distinção” em 12 de junho de 1992, na UFPB - Universidade Federal da Paraíba.Desde então, o artista tem dado continuidade aos trabalhos que envolvem quase sempre questionamentos em torno do mundo da arte. Ele é autor dos livros “A Estrela e a Rã”, literatura infanto-juvenil, “Teatro de Bonecos: uma alternativa para o ensino fundamental na Amazônia” e “Brincando com Linhas”.

Motivado por estar novamente em sua terra adotiva, Romualdo Palhano prepara-se para regressar ao Norte do país, mas antes vai fazer umas estrepolias por aí, que ele é o criador da tal de aula-espetáculo, que muito cartaz deu ao paraibano-pernambucano Ariano Suassuna. Ele agora está realizando a tese-espetáculo, com seu livro sobre o teatro de Cabedelo e o mestre Altimar Pimentel.

O livro de Romualdo mostra uma Cabedelo rica em cultura popular, lembranças de tempos melhores, quando sujeitos iguais a Altimar Pimentel pensavam e produziam cultura de qualidade na bela cidade praieira. O livro fala do amor de um homem pela terra que o acolheu, como evocação de uma cidade que poderia ter sido pólo cultural da Paraíba e não foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário