terça-feira, 28 de julho de 2009

ADEUS, MISTER KALTOS


Respeitável público, é com luto que anunciamos que o mágico Mister Kaltos morreu! Tive o privilégio de ser seu sobrinho e um dos últimos coadjuvantes no grande show que foi a vida do velho ilusionista, o mais antigo mágico então em atividade no Brasil. A morte do velho artista deveria me entristecer, mas não. Não consigo me lembrar de um momento em sua vida, enquanto foi capaz de falar, em que o meu tio Luiz Mello não nos deixasse com um sorriso nos lábios, mesmo quando falava mal de todas as religiões ou quando espinafrava os corruptos.

Com o nome artístico de Mister Kaltos, foi atração em grandes circos com os quais rodou todas as américas. Com dó dos animais amestrados torturados pelos domadores e tratadores, o coração generoso levou-o a abandonar os picadeiros. Gerenciou por muito tempo um parque de diversões, onde juntava gente para vê-lo na atividade que amou: criar ilusões. Aos 89 anos com o vigor de um adolescente, Mister Kaltos ainda dominava a cena. Fez da arte mágica sua razão de viver.

Outro grande artista, o cineasta italiano Vittorio Gassman, certe vez disse: “A vida não deveria ser uma, mas duas; a primeira para ensaiar, a segunda para viver.” Meu tio Luiz deixou seu show incompleto, exigente que era com sua performance. Um dia a gente se encontra para “fechar” o grande número final. Até breve.

http://www.fabiomozart.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário