quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Odete de Pilar desiste da carreira e se torna evangélica

Odete de Pilar

Em um mundo cada vez mais egoísta, difícil encontrar nomes de mulheres benfazejas, dedicadas ao bem comum, para receber o prêmio Leonilla Almeida. Recebemos muitas indicações, algumas sem consistência. Lamentavelmente, a cirandeira e cantadeira de coco Odete de Pilar não vai mais receber o Prêmio. Falei com ela ontem. “É, seu Fábio, eu estou desistindo dessa vida de cantadeira de coco, agora sou evangélica e não quero mais saber disso não. E mesmo, fiquei muito decepcionada nessa viagem que fiz para Brasília, resolvi parar, mas agradeço pela lembrança”, disse Odete por telefone.

No dia 20 de novembro de 2015, Odete participou em Paranoá, juntamente com seu grupo, do I Festival de Samba de Coco e Maracatu do Distrito Federal. Pela conversa que tivemos, ela se abespinhou com esse povo que a acompanhou, não sei os motivos. Percebi que aquela alma simples ficou muito magoada com uma forte agressão à sua dignidade. Os detalhes, não me contou. Quem sabe, sua probidade e honradez de matuta foram maculados nessas quebradas do tal “show business”, a tal indústria de espetáculos recreativos que tritura a dignidade das pessoas na ânsia de fama e dinheiro. Perdemos uma grande artista da cultura popular brasileira e paraibana, um ícone dessas tradições que mantinha vivo o melhor da ciranda e do coco de roda. 

No mais, resolvemos desistir da entrega do Prêmio Leonilla Almeida em Pilar, pelos seguintes motivos:

01 – Desistência de Odete Cirandeira;

02 – As pessoas com quem eu contava para auxiliar na divulgação e infraestrutura do evento, algumas não foram encontradas, outras se mostraram reticentes;

03 – Percebi que o lance político é muito forte na cidade, dividindo pessoas que seriam homenageadas, o que tornaria complicado conciliar o evento com os interesses políticos de cada grupo.

Por isso, estamos transferindo todas as homenagens para Itabaiana, para o dia em que for realizado o Sarau das Almas e o Encontro das Traças, ainda em março/2016.


Peço a compreensão de todos.

Um comentário:

  1. Fábio Mozart Como Sempre Arrasa Nas Suas Matérias ����������

    ResponderExcluir