quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Religião do Haiti


Leio que o embaixador do Haiti no Brasil atribuiu o terremoto em seu país às práticas religiosas do seu povo. Um internauta por nome Tião Maia escreveu: “infelizmente, o Haiti tem uma acentuada prática de bruxaria, vuduismo e satanismo. Isso, inevitavelmente, leva às tragédias”.

Pensamentos como esses representam ignorância e preconceito. Fui pesquisar no livro “Do Vudu à macumba”, de Márcia Neves (Editora Ícone), e fiquei sabendo que “Vudu é uma religião oriunda da África, da região dos Yorubás e chegou ao Haiti, levada por escravos, em 157.

É uma religião politeísta e seus deuses são chamados "AS LOAS", no feminino. Como no monoteísmo, existe uma entidade suprema e todos os demais deuses estão abaixo dela.

Como a maioria das religiões ancestrais, suas crenças eram fundamentalmente animistas, cultuando as entidades representativas das forças da natureza, os espíritos dos mortos e alguns animais e plantas. Por isso foi considerada uma manifestação pagã, e o vuduismo se tornou proibido.

Sem outra opção, uma parte dos seguidores do Vudu, os da chamada parte branca, se fizeram ‘cristãos’ e por traz das imagens do cristianismo, faziam oferendas às suas Loas (Deuses).

Os da chamada parte negra do Vudu (correspondente à Quimbanda no Candomblé), foram perseguidos e tiveram que se manter escondidos, com cerimônias secretas e com sua cultura religiosa sendo passada de pai para filho.

Vudu é uma corruptela da palavra ‘Vaudoux’, dada a um deus serpente com poderes de oráculo. A maioria dos termos Vudu é em "Criolo", do idioma Haitiano, que combina o francês com o espanhol e o africano.

O Vudu nada tem a ver com os ‘Zumbis’, os mortos-vivos, mostrados de forma leviana pela indústria cinematográfica Holliwoodiana. O que acontece é que os escravos que se juntavam para praticar seus cultos e sacrifícios, aproveitavam para discutir sua libertação da condição de escravos e seus "amos", juntamente com o clero, atribuíam atividades demoníacas a esses cultos, como desculpa para coibi-los.

O Vuduismo é uma religião, em principio, voltada para o bem de seus praticantes, para a felicidade da comunidade e principalmente para a cura de males do espírito e doenças em geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário