domingo, 31 de janeiro de 2010

Combatendo o bom combate e revendo amigos


Arnaud Costa (à esquerda), com sua esposa Iraci e o genro Dr. Joaquim, na biblioteca comunitária que leva seu nome

Foi assim na inauguração da Biblioteca jornalista Arnaud Costa no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana, cidade que a cada dia que passa está mais provinciana. Minha cidade vem perdendo a elegância e sofisticação de outrora. A nova geração está perdida num mar de mediocridade. O que resta de lazer para a juventude são os bares e barracas no meio da rua onde se bebe e se ouve música de péssimo gosto. O modo de pensar ou agir de nossos conterrâneos indica a falta de elevação moral da nossa gente. Sem querer afrontar ninguém, que aqui não falo do geral, mas da maioria, o que se convencionou chamar de imaginário coletivo.

É porque nos faltam formação e desenvolvimento intelectual. Com isso também se vão a delicadeza e a urbanidade. Propagar som em altos decibéis no meio da rua, urinar nas portas das pessoas, avacalhar com o que temos de rico e tradicional, ignorar as boas maneiras e o respeito entre os cidadãos, tudo isso é resultado da falta de educação, a doméstica e a formal.

O que fazer? Ignorar essa tragédia que põe em risco nosso futuro? Perder o ânimo diante da inércia oficial e da falta de vontade dos educadores para superar essa tragédia? Ou acreditar até o último minuto que alguma coisa pode ser feita, e que você deve fazer a sua parte?

Nem tudo está perdido. Eles se chamam Joelda, Maria das Dores, Edglês, Rose, Débora, Joseildo e outros jovens que se colocaram como voluntários para organizar uma biblioteca comunitária. São estudantes que estão aprendendo a gostar de livros e de arte. Isso é uma das razões para que pessoas como este velho guerreiro continuem na batalha, remando contra uma maré braba no sentido de levar conhecimento e ilustração principalmente para a juventude.

No dia 29 de janeiro, inauguramos a Biblioteca Comunitária Arnaud Costa. Opotunidade para rever velhos amigos de antigas lutas etílicas, políticas e culturais de Itabaiana. Figuras que hoje moram em outros lugares e atenderam ao convite do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Meus professores Idalmo da Silva, Zenito Oliveira e Irene Marinheiro estiveram lá, abraçando a família Palhano nas pessoas de Romualdo, Beto, Palmira, Ecilio,Tânia e dona Hilda. Minha mãe Iraci deu um abraço saudoso na professora Nel Ananias. Meu pai Arnaud Costa encontrou o velho amigo Edílson Andrade, o professor Edmilson Jurema, Manoel Medeiros e outras pessoas de nosso tempo. Meus irmãos Vasti e Sósthenes reviveram esse encanto de estar na nossa terra com amigos comuns numa noite mágica de teatro e confraternização cultural. O Grupo Piollin apresentou um espetáculo magnífico, com texto de Altimar Pimentel e direção de Buda Lira: “Casamento de branco”. O professor Romualdo Palhano fez o lançamento oficial de dois livros, um de poesia e outro sobre a história do teatro na Paraíba.

A variada programação da noite agradou a todos, incluindo um grupo de alunos que foram levados ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar pelo seu professor. Se um daqueles jovens estudantes saiu dali pensando no que viu e ouviu, sentindo chegar no seu pensar o voo rasteiro da ave da intelectualidade, se ele ao deitar ficou raciocinando sobre o encanto da representação teatral que acabou de ver e as palavras candentes dos poetas, já valeu a pena o esforço de nossa equipe para organizar a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário