sábado, 16 de janeiro de 2010

Cultura e humildade


Ontem estive com Dr. Pedro José da Silva, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Itabaiana, recém nomeado pela prefeita Eurídice Moreira. A própria secretaria também é novidade no Município, um dos primeiros a implantar esse departamento para cuidar da cultura. Fui cumprimentar o secretário, em nome da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba.

Pedro disse que está empenhado na identificação dos problemas, com vontade de resolvê-los. Foi humilde ao declarar que é neófito na área, não tem experiência, mas tem a maior convicção de que, “com a ajuda dos artistas e das pessoas de bem, poderei fazer um bom trabalho”.

Pedro José não sabe, mas vai saber brevemente que o artista não é pessoa fácil de se lidar. Tem que ter paciência e equilíbrio porque somos ao mesmo tempo argumentadores, zombeteiros, irreverentes, desnorteantes, enfim, espalhamos contradições.

Na conversa ligeira que tive com Pedro, senti que ele esforça-se para cumprir seu papel, a missão que lhe foi confiada. E notem que a coisa não é fácil, porque cultura em Itabaiana nunca mereceu a dedicação dos poderes públicos, tudo está por fazer, e ainda tem a politicagem atrapalhando as melhores ações e intenções. Está aí o Fundo Municipal de Cultura, lei saída de muita luta de alguns artistas e produtores culturais há mais de cinco anos e que não funciona. O Conselho de Cultura precisa buscar um consenso e sair do marasmo.

Enfim, política cultural é um desafio imposto pelas condições históricas (sociais e econômicas) e pelo imaginário político (fortemente conservador, na cidade de Itabaiana), exigindo mudanças na mentalidade dos servidores públicos municipais, a definição de prioridades voltadas para as carências e demandas das classes populares e a invenção de uma nova cultura política. Não sei se Pedro está preparado para esses desafios, porém tenho certeza de que está ao lado de quem sonha com cultura e tem boas intenções, que é o poeta Antonio Costta, seu subsecretário. Vamos ver no que vai dar.

A relação entre arte/cultura e poderes públicos sempre foi tumultuada. Produtores culturais sempre são vistos como mendigos. Falta respeito e seriedade. Precisamos mudar a forma de discutir e fazer política em Itabaiana. Para isto proponho a formação do Fórum Permanente dos Artistas e Produtores Culturais de Itabaiana, que deve estar se reunindo pela primeira vez em fevereiro próximo. A ideia é a gente se organizar de forma horizontal e sem hierarquia, onde todos têm direito a voz e voto, em regime aberto a toda e qualquer pessoa, ou a quem interessar, como artistas e a sociedade em geral. Sem vínculo nenhum com partido político, empresas ou religiões. Pedro José disse que aceita participar do encontro. Já é um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário