quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A crônica “As presepadas de Fernando Rodrigues” se trata de um texto ficcional, embora usando nomes de pessoas conhecidas, com quem tenho, ou pensava ter, suficiente intimidade para gracejar, sem que isso viesse a macular a honra e a dignidade de ninguém. Mas, sabedor de que Fernando Rodrigues anda me ameaçando com processo, adianto que não foi minha intenção ferir a dignidade do conhecido radialista, e só me referi a ele porque pensava que o antigo camarada ainda mantinha o espírito de desportividade e bom humor.

Os humoristas do CQC foram processados por racismo. Tom Cavalcanti foi processado por um ex-prefeito de Belo Horizonte. Uma humorista italiana corre o risco de ser processada porque mandou o Papa “pro inferno”. Juliana Paes processou o humorista Simão da Folha de São Paulo. Na época da ditadura, todos os humoristas do jornal O Pasquim foram presos pelos generais.

Para evitar mais mal entendidos, deixo de publicar minhas crônicas no blog do professor Josa, que também foi um dia processado pela delegada de Mari por ter dito em uma entrevista que “a Justiça é lenta”. Eu próprio fui testemunha no caso, já que publiquei a entrevista no jornal O Norte.

O humor não quer ferir ninguém. Todo dia fazem piadas com o Presidente Lula e ele nem liga. Num certo momento do pós-1964, os humoristas foram o grupo que mais incomodou os militares. Meu amigo Assis Firmino tem dito que manda imprimir as matérias onde falo dele e guarda com carinho.

Ao Fernando Rodrigues, minhas desculpas por ter, inadvertidamente, causado constrangimento e mal estar.

Aos leitores do blog do professor Josa, também minhas desculpas e despedidas.

Fábio Mozart

Nenhum comentário:

Postar um comentário