domingo, 25 de outubro de 2009

A bandeira mais feia do Brasil



Um amigo itabaianense mandou mensagem provocativa e eu coloco o assunto em pauta no sentido de também forçar uma discussão, sem ofensa e sempre reverenciando nosso símbolo, que é a bandeira de Itabaiana. Não sei quem desenhou a dita cuja nem o que levou esse meu leitor a eleger nosso esverdeado símbolo como o mais feio do Brasil, segundo ele, levando em conta o valor do fenômeno artístico, o uso de frases (o que ele considera abominável) e a disposição dos símbolos. Para ficar como a pior no ranking das bandeiras desse País com mais de 500 municípios é preciso que ele explique melhor suas razões estéticas
.
O que acham meus leitores? Um camarada, certamente vascaíno, disse que feia mesmo é a bandeira do Flamengo. Eu já considero que a nossa bandeira da Paraíba, a tal do NEGO, é um prodígio de mal gosto. As duas são rubro-negras, daí... Em um site da internet, a bandeira paraibana obteve o primeiro lugar como a mais feia do Brasil. A mais bonita ficou sendo a do Paraná. Tem até um movimento para mudar a bandeira paraibana, que dizem representar um homem apenas, João Pessoa, e não todo o povo e a História da Paraíba.

Mas voltando à bandeira de Itabaiana, seu lema “unidos e sempre crescendo” é um primor de necedade. Um dos meus leitores sugere que nossa bandeira seja igual à do Paraguai, que tem a única bandeira dupla face do mundo. De um lado, o escudo nacional e a inscrição "República do Paraguai". No verso, o selo do Tesouro e o lema "Paz e Justiça". Conforme a sugestão do leitor, a nossa teria de um lado “a turma do bem”, e do outro lado “a turma do mal”. Quem estivesse no poder seria, momentaneamente, a “turma do bem”. Pode uma tolice dessas?

Os símbolos representam a alma de um povo, o espírito de uma comunidade. Nossa bandeira apresenta uma linha férrea e um carro de boi. Como meio de transporte, estamos mais defasados do que salário de aposentado. O descompasso aumenta com a apresentação de uma montanha e o sol nascendo por trás dessa elevação misteriosa. Que monte seria esse? O alto do Major? Outro leitor sugere trocar o carro de boi pelo bonde, para lembrar que fomos a primeira cidade paraibana a ter bonde puxado a burro. Mas compramos os bondes velhos de Timbaúba, porque nossa rival adquiriu bondes elétricos novos e nos passou a sucata.

Tem muita coisa que não se encaixa na nossa bandeira. Voltarei ao palpitante assunto.

Um comentário:

  1. A bandeira da Paraíba é muito injustiçada. Ainda bem que tem pessoas que não pensam que ela é feia, especialmente paraibanos, como eu, que me orgulho por ela ser como é: linda, em suas cores vermelho e preto, além de conter, corajosamente, a palavra NEGO- elementos representativos de um contexto histórico que faz parte de nosso patrimônio. Gostaria que os paraibanos cultivassem um pouco mais de amor a seus valores, assim como fazem os pernambucanos e os potiguares, para que estivéssemos discutindo assuntos que nos levassem a elevar nossa auto-estima e a nosso desenvolvimento, em pé de igualdade com nossos citados estados irmãos.
    Roberto Alves de Oliveira.

    ResponderExcluir