quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fogo cerrado na bandeirinha



Depois que publicamos artigo sobre a bandeira oficial do Município de Itabaiana (PB), muitos internautas têm escrito sobre o tema, a grande maioria para espinafrar nosso símbolo representativo.

Maria do Carmo Arruda sai em defesa da bandeira: “Está no parágrafo segundo do artigo 4º da nossa Lei Orgânica: ‘são símbolos do Município a Bandeira, o Hino e o Brasão, representativos de sua cultura e história’. Não entendo porque as escolas de Itabaiana não levam nosso hino, bandeira e demais símbolos ao conhecimento dos alunos. Não concordo com a opinião de que a bandeira seja complicada e sem sentido. O verde evoca a cor da mais linda bandeira – a bandeira do Brasil; o sol simboliza a hospitalidade do nosso povo. Os outros símbolos são muito claros, dizem respeito aos fatores econômicos e culturais da terra. Os dizeres são incentivos ao nosso povo para que permaneçam unidos num ideal fraterno, trabalhando com harmonia, sendo um exemplo marcante para as futuras gerações”.

Na concepção de José Ricardo Oliveira, que mora no Recife, a bandeira deveria exibir o famoso pé de gameleira estilizado, onde rolava a feira de gado, “com uma coroa no centro simbolizando a Rainha do vale do Paraíba”. Ele acrescentaria um pé de algodão, representando a agricultura, que é de que vive essa terra. Sobre as cores, admite a permanência do verde. Tudo bem, Ricardo, só acho que essa sua ideia fica um tanto retrô, porque a gameleira foi embora na truculência da moto-serra, e o algodão, o bicudo já traçou faz tempo!

João Plácido sugere como símbolo uma caveira de boi, já que em Itabaiana funcionou a maior feira de gado da Paraíba, isso até os anos 1960. Não sei se para os padrões machistas dos itabaianenses ficaria bem uma bandeira com um par de chifres. Em todo caso, é uma ideia...

Fica uma sugestão ao Presidente da Câmara de Vereadores, para que regulamente resolução dispondo sobre a criação de uma nova bandeira para Itabaiana, que a atual, já está provado, não recebe o apoio da grande maioria dos habitantes. A escolha da bandeira seria feita mediante concurso envolvendo especialmente os alunos que estejam cursando o ensino médio nas escolas do Município, estadual ou municipal. Uma comissão julgadora escolheria as quatro melhores ideias, que seriam premiadas com computadores, bicicletas, máquinas fotográficas e MP6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário