quarta-feira, 19 de junho de 2019

Bento Júnior e Fábio Mozart lançam folhetos “de safadeza” no Salão de Artesanato nesta quinta-feira (20)


Bento Júnior é ator e poeta cordelista


Os poetas cordelista Bento Júnior e Fábio Mozart apresentam ao público seus novos trabalhos no gênero “safadeza” nesta quinta-feira (20) no Salão do Artesanato, em Campina Grande, às 18 horas. Bento lançará o folheto “Histórias do casal Maria e Manuel” e Fábio Mozart mostra os folhetos “Dicionário Vavá da Luz de safadeza e ideias afins” e “A verdadeira história fescenina das pedras de Ingá”.

Fábio Mozart (foto) explica que os poetas populares que escreveram folhetos “de putaria” tinham muita cautela, porque poderiam sofrer repressão da polícia. Muitos não assinavam os folhetos, temendo a prisão. No Recife, na década de 60, os poetas Delarme Monteiro e Ari Salomão tiveram suas gráficas invadidas e a editora fechada porque ousaram publicar o folheto “A vida secreta de um rapaz solteiro”. Ele destaca que muitos estudiosos do cordel chegam a classificar esses folhetos na categoria de “folhetos de gracejo”, mas, “é putaria, mesmo dentro da objetividade ingênua própria da literatura popular”.

A 30ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba ocorre de 12 a 30 de junho, em Campina Grande. Com o tema “Labirinto – A Arte que Une Gerações”, o evento terá muitas novidades e uma infraestrutura bem mais ampla – o Museu de Arte Contemporânea da Unifacisa. O Salão do Artesanato da Paraíba é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). Neste ano, o Salão conta com a participação de poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com declamações e exposição de cordéis e xilogravuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário