quarta-feira, 28 de março de 2012

Cordelista Francisco Diniz no Sebo Cultural





Morando perto, tenho por hábito pegar minha bicicleta e passar quase toda tarde pelo Sebo Cultural, onde Heriberto Coelho mantém uma programação quase diária de ótimos eventos culturais e artísticos no Café da livraria. Outro dia dei de cara com o poeta cordelista Francisco Diniz (foto) e o coral das Flores Belas, composto pelas senhoras Da Luz, Ester, Eurides, Lane e Penha e pelo garotinho Enzo, pandeirista de apenas quatro anos de idade. No triângulo, Cláudio, com percussão de Nininho e violão de Fabiano Gonçalves.

O espetáculo é uma coletânea de músicas do próprio Francisco Diniz, com letras dos seus inúmeros folhetos já publicados. 

O cordelista Francisco Diniz, paraibano, sertanejo de Santa Helena, é autor de mais de 60 folhetos, é professor de educação física da escola municipal Instituto São Marcus, em Santa Rita-PB e desenvolve um trabalho de valorização e divulgação do folheto de cordel nas escolas de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e João Pessoa desde o ano 2000. Através de palestras e oficinas, mostra como produzir um texto observando a rima, a métrica e as estrofes em sextilha, setilha, décima e quadra. Já percorreu mais de 300 salas de aula com essa iniciativa, além de se apresentar em praças, feiras, teatros, bares, supermercados realizando exposições de literatura de cordel. Gravou 3 cds nos anos de 2003, 2004 e 2006. Os cds são vendidos a preços populares e/ou trocados nas escolas por resmas de papel ofício/jornal/colorido para produção de folhetos, que são distribuídos, gratuitamente, em escolas públicas.

Um cabra dessa qualidade joga no meu time! Troquei com o poeta o meu cordel “Biu Pacatuba” por vários da autoria do Chico, entre eles “As consequências da compra do voto”, trabalho conscientizador de bom nível.  

Ficamos de firmar acordo para levar o grupo para apresentação no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Só depende de patrocínio para o transporte que o lanche eu garanto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário