quarta-feira, 19 de maio de 2010

Toca do Leão vai à barra dos tribunais


Hoje, 19 de maio, estarei comparecendo à audiência para responder ação de indenização por danos morais que me moveu a senhora Maria da Glória Pordeus Gadelha, por suposta mensagem ofensiva à honra, imagem e nome da autora da ação.

Os blogs estão ganhando mais autoridade e, com as buscas na web facilitadas, ganham uma voz amplificada. Nunca pensei que meu blog tivesse tanta importância ao ponto de uma senhora tão famosa, compositora, ilustre filha de não menos ilustre família paraibana, sair dos seus cuidados para exigir reparação na Justiça por causa de um comentário meu publicado no blog.

Hoje mesmo recebi mensagem de um tal TopBlog dizendo que meu blog estava sendo indicado para receber o Prêmio 2010. Vejam só onde foi parar meu despretensioso Toca do Leão! Meu compadre Virgolino, que não é o Lampião, mas se compara pela brabeza e firmeza de convicções, me manda mensagem de apoio, junto com mais uma dezena de leitores. Amanhã publicarei, depois de apresentar ao meu advogado, porque do jeito que a coisa vai, tem que ter esses procedimentos para evitar processos.

No mundo offline, o impacto do processo contra a Toca do Leão foi quase zero. Deve ser por conta do meu total desprestígio, a despeito da fama e talento da dona Maria da Glória.

O advogado Ivan Cezar escreveu sobre o caso: “Como advogado com longos 25 anos de ofício, sempre tenho prudência em opinar sobre casos que estão na mão de um Juiz, cuja decisão será revisada por um órgão colegiado em grau de recurso. De qualquer modo, opinando genericamente, vejo com muita preocupação um momento que enseja ensaios claros de retorno da prática odiosa da censura. Creio que se faz necessário, por primeiro resistir, porque nada pode ser pior que a censura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário