terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jornalismo de esgoto


Em João Pessoa, Anco Marcio disse que o jornal JÁ está com a corda no pescoço e só não saiu de circulação ainda porque “não querem admitir que fizeram uma merda”. Esse jornal é um que espremendo sai sangue. Sensacionalismo barato, custa 15 centavos.

No Rio Grande do Sul, outro jornal com o título de JÁ ganhou o Prêmio Esso de jornalismo. A pequena publicação especializou-se em denunciar as mazelas do governo local, passando a ser vítima de forte pressão. Em 2001, JÁ noticiou umas falcatruas envolvendo a família do governador Rigotto, que entrou na Justiça pedindo indenização pela “honra ultrajada”, inviabilizando economicamente o jornal.

O jornal de Porto Alegre está recebendo o apoio de muita gente para voltar a circular, enfrentando o sufocamento da Justiça e do Governo local. Os que lutam por uma imprensa livre e decente estão com o JÁ gaúcho.

Outro dia, uma moça ligou para renovar minha assinatura do Correio da Paraíba. Disse que não assinaria um jornal cuja empresa edita um lixo como o tal JÁ. A mocinha ficou sem argumento, pediu desculpas e desligou.

Apesar do sectarismo obsoleto, o ContraPonto ainda é o jornal que tem conteúdo e vergonha na cara, aqui na Paraíba. Além do meu “Tribuna do Vale”, que volta a circular ano que vem.

Só como curiosidade: Um grande portal noticioso publicou a morte da atriz Leila Lopes na seção "Entretenimento". Outro grande portal noticioso publicou a morte do locutor Lombardi na seção "Diversão". Humor negro é isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário