domingo, 13 de dezembro de 2009

Governo comete atentado aos direitos humanos


Filas dos funcionários no Espaço Cultural (Foto: Tião Lucena)

A imagem que tenho do governador José Maranhão é de um sujeito ardiloso e frio que nem lâmina. Impressionante a desfaçatez desse povo e a manipulação que consegue junto à imprensa venal.

Tenho uma pessoa da minha família que é funcionária pública estadual e apresenta sérios problemas de saúde. Precisou abrir conta no Banco do Brasil para receber seus proventos. Chegamos no Espaço Cultural, local onde o banco estava atendendo para abrir as contas, logo cedinho da manhã, às sete e meia deste domingo. Só saímos às 18 horas, depois de quase 11 horas de fila, calor, fome e sofrimentos outros. Pessoas idosas, doentes e mulheres grávidas ficaram nas filas o dia todo, para abrir uma conta que não pediram. Ninguém optou por ser cliente do Banco do Brasil. Foi imposição do Governo.

Dizem que no dia anterior muita gente passou mal, sendo atendida pelo SAMU. Hoje apareceu até lanche. Enfermeiras se revezavam medindo a pressão dos condenados. E estava um inferno, imagine ontem!

O tenebroso mundo da burocracia mais uma vez deu mostras de como é eficiente para humilhar e maltratar o cidadão comum. O desconforto das pessoas foi testemunhado por repórteres, radialistas e colunistas de jornais, muitos deles também funcionários públicos. Sintomático que nenhum deles possa reclamar nos seus jornais.

O escândalo do Banco do Brasil torturando funcionários públicos é ilegal. Obrigar o servidor a abrir conta normal é contra o Código de Defesa do Consumidor e uma arbitrariedade do Estado. Ouvimos muitas denúncias de servidores que estão desesperados porque têm conta há muito tempo em outros bancos e não querem mudar para o Banco do Brasil.
Isso vai acabar em processos contra o Estado, que incorrerá em multas e outras consequências. Além disso, as pessoas que forem ameaçadas a abrir conta corrente no Banco podem, posteriormente, ajuizar ação por dano moral e material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário