sábado, 8 de agosto de 2009

Márcia Ribeiro, um exemplo a ser seguido


Márcia Ribeiro (à esquerda) lutava pela causa feminista

A extinta vereadora Márcia Ribeiro, de Itabaiana, cujo desaparecimento trágico provocou profunda consternação no povo do Município, deixou vários exemplos. Um dos mais edificantes legados é de que a democracia, para sobreviver, precisa de pessoas de coragem. A dimensão da postura política de Márcia só aparece intregralmente agora, com seu desaparecimento, quando Itabaiana percebe, atônita, que ficou sem a única voz oposicionista na Câmara de Vereadores. Sem entrar no mérito das suas posições políticas, todos sabem o quanto é difícil exercer a função de oposição numa cidade do interior. As pressões são enormes, o desgaste é grande, as tentações então... Se Márcia conservou sua posição, sinal de que respeitou o desejo coletivo de que seu mandato estivesse a serviço do contraditório, da contestação que produz novas luzes no cenário da democracia.

Sua firmeza escreveu uma bela página do legislativo itabaianense. Cumpriu em vida, com espírito público, uma missão importante, a de bem representar a mulher no parlamento. Ampliou seu raio de ação para todo o Estado, ao ser escolhida para a presidência da secção feminina do seu partido, o PL. Ela não mediu esforços para prestigiar a mulher e as minorias discriminadas. Combateu o bom combate ao postar-se a favor de uma luta institucional contra as drogas, levando o Parlamento a se engajar na batalha contra os entorpecentes, mal que ronda os lares de todos os brasileiros.

Era uma representante ilustre da nova safra de políticos itabaianenses, de mentalidade moderna e progressista. Por onde passou, deixou sua marca de competência. Suas atitudes polêmicas na política de Itabaiana foram gritos de guerra contra a “ordem consensual”, assumindo-se como algo novo na atividade política da província.

Que seu exemplo inspire as novas gerações.

(Crônica publicada em agosto de 2006, no Tribuna do Vale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário