sexta-feira, 31 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


"Quem dera eu pudesse ter passado por Itabaiana e ali matado minha sede de poesia. E ainda que tenha nascido em terras paraibanas (São Bento), como não fui agraciada pela musa Erato nem morei na terra de Zé da Luz, vou lendo os bons poetas como Fábio Mozart e, quem sabe, se houver outras vidas, um dia possa expressar toda a poesia que penso, mas que esbarra no ‘molambo da língua paralítica’, como bem o disse Augusto dos Anjos”. – Inês Mota – Natal/RN.

O Governador do Rio, Cláudio Castro, interferiu em investigações da Operação Carbono Oculto e protegeu criminosos ligados à Refit, refinaria que acumula mais de R$ 13 bilhões em dívidas com o Estado e é investigada por fraude e lavagem de dinheiro.

Quem acusa é o deputado Lindbergh Farias. Mais um bandido governando o Rio de Janeiro. E mandando matar bandidos de outras facções. 

Cláudio Castro era, até ontem, aliado de TH Joias, que vendia fuzis pro Comando Vermelho.

“A direita tem sede de sangue. E não é qualquer um, é um tipo de sangue bem específico. Não é do morador de Alphaville nem da dondoca do Leblon. Mas quando o meio fio se torna um riacho de sangue, eles gargalham, gozam, vibram, gritam, aplaudem e votam em quem derramou”. – (O Capirotinho no Bluesky)

“O Presidente Lula sabe que a cabeça do crime organizado não está no barraco da favela. Está na lavagem de dinheiro da Faria Lima”. – Ministro Guilherme Boulos

Não importa se os mortos eram trabalhadores, vagabundos, inocentes ou criminosos. Isso não é o foco da questão. O que é relevante é que execução sumária é ilegal.

O crime organizado nas favelas nasceu do crime organizado na política, diz o jornalista Mário Sabino. Eu acrescentaria: e nas polícias.

Certo fez Fábio Mozart que se mudou para o alto da serra de Solânea e de lá fica vendo o circo pegar fogo”. – Tião Lucena


Em 1984 publiquei esse livreto de poemas, xerocado. É a geração xereca, aliás, xeroca. Sucedânea da geração mimeógrafo. Lira desvairada foi meu primeiro crime literário.

“A prova de que o crime, às vezes, compensa”. – Stelo Queiroga

Atualmente, autores que fazem edições de suas obras de baixo custo são os cordelistas. Não é mais poesia marginal, nem tem liberdade de forma. Ainda tentamos vender nossos folhetos nas feiras e nas ruas. Como na geração mimeógrafo.

O mimeógrafo era uma máquina usada para reproduzir textos em papel, geralmente com álcool ou tinta.

Os professores que trabalhavam com mimeógrafos a álcool viviam de porre.

Dia 7 de novembro, próxima sexta-feira, o curta Raízes da cura, de Dalmo Oliveira, será exibido em duas praças: na Academia Solanense de Letras, em Solânea, e no Armazém do Campo, em João Pessoa.

“Bento Quirino deveria fazer a barba e cortar o cabelo”, comentou uma leitora.

A imagem pode enganar: um homem com cabelo despenteado, barba longa e roupas surradas viajando no metrô de São Petersburgo. Alguns poderiam pensar que ele era um vagabundo, mas na verdade ele era Grigori Perelman, um matemático russo que resolveu um dos problemas mais difíceis do mundo.

Perelman conseguiu resolver a conjectura de Poincaré, um enigma matemático que ninguém conseguiu decifrar em mais de 100 anos. Por essa conquista, o Clay Institute ofereceu-lhe um prêmio de um milhão de dólares… mas ele recusou, dizendo: “Se minha solução estiver correta, não preciso de mais reconhecimento.”

Apesar de ser considerado um dos matemáticos mais brilhantes da história, Perelman decidiu se distanciar da fama, dos prêmios e da comunidade científica.

Ele vive uma vida muito simples, quase como um eremita, e evita contato com colegas ou com a mídia.

Em sua cidade natal, alguns jovens o admiram tanto que usam camisetas com sua imagem e a frase: “Você não pode comprar tudo.” (Texto colhido na Internet)

Paulo Coelho vendeu 300 milhões de livros, ganhou cerca de 2 bilhões e 500 milhões de dólares. Seus livros são best seller tanto em Israel como no Irã.

As pessoas compram os livros de Paulo Coelho porque acreditam nas suas bobagens sobre misticismo cristão satânico. Minha dedução: a humanidade é mais idiota do que parece.

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou ontem Sessão Ordinária Itinerante no município de Itabaiana. Os deputados estiveram reunidos na Maison Finesse, com direito a petiscos e café. Eventualmente um uísque honesto. Só o uísque...

Dizem as línguas mortas que o deputado João Gonçalves levou uma escada para essa sessão porque soube que o diálogo ia subir de nível.

Como usar a Inteligência Artificial para ficar mais burro. Palestra virtual nesta sexta-feira (30) na Rádio Barata no Ar, às 10 horas, na www.radiodiariopb.com.br

Júlia Zanatta é aquela deputada que usa uma grinalda, porque dizem que ela tem tanta bosta na cabeça que virou adubo e aí nascem as flores!

Zanatta quer proibir a Galinha Pintadinha porque acha que essa ave de desenho infantil é uma agente do comunismo e dos tarados pedófilos.

A senadora Damares tem outro conceito sobre o desenho da Galinha Pintadinha. Para ela, a Galinha Pintadinha faz parte de uma seita satânica que leva a alma das criancinhas pro mato, para o Lobo Mau dar um trato nela.

Essas e outras bobagens na Rádio Barata no Ar. Hoje às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

No supermercado de rico, por acaso eu vi bananas descascadas em bandejas. Entrei nesse mundo maravilhoso dos endinheirados procurando palmitos, que é meu sonho de consumo.

Bandejas com bananas já descascadas para pessoas que não têm qualquer problema motor! Seis reais cada bandeja com duas bananas. Cada banana sai por três reais. 

Antigamente os ricaços tinham escravos que descascavam suas bananas. Saía mais barato. Acredite: tem gente que sonha com a possibilidade de ter escravos.

Palmitos como o pupunha e a palmeira real são mais brandos, enquanto o juçara e a guariroba têm sabores mais marcantes. Apendi isso no Google, porque não sou íntimo dessa iguaria. Muito caro!

Palmito de pupunha custa 40 reais. Para consolo, fico sabendo que palmito provoca botulismo, uma intoxicação de origem microbiana.

A bruxa é uma mulher sábia, forte e intuitiva, que se conecta com a natureza através de rituais e conhecimentos.

Hoje, 31 de outubro, tijolinhos exotéricos para as bruxas porque é o Dia das Bruxas.

 

VERSO DO DIA

 

Mata por fé em Alá

Se nasceu em Bagdá

Mata por fé em Jesus

Se nasceu em Santa Cruz

Matar por um desfastio

Se é policial no Rio

Matar pela diversão

Se é playboy com seu carrão

E quem envenena a horta

Pinta a natureza-morta

 

F. Mozart

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário