sexta-feira, 31 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 

FOTO MEMÓRIA - Laercinho é um dos coordenadores da Rádio Comunitária Acauã, em Aparecida/PB. Na foto, o comunicador e cineasta com meu livro "A Voz de Itabaiana e outras vozes" em outubro de 2016.

A polícia decepava cabeças de cangaceiros nos anos 30. Continuam decepando as cabeças da galera, até de gente que não tinha nada a ver com a história, e pendurando em árvore.

Em outubro de 2017, o Ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que “comandantes de batalhões da PM são sócios do crime organizado no Rio."

Metade da Assembleia Legislativa do Rio tem ligação com o crime, conforme a Polícia Federal. Será que rola uma operação policial tipo arrastão do caveirão nesse recinto? Never!

“A prefeitura de João Pessoa deixa os seus amigos empreiteiros invadirem a preamar e agora querem pegar nossos impostos para proteger as 'obras' dos invasores”, reclama Ivaldo Gomes.

“Por que não derrubam os prédios? Máfia de vagabundos e criminosos. Não existe 'termo de ajustamento de conduta' pra bandido. Esses 'empresários' e 'gestores' deveriam estar presos por tantos crimes ambientais já cometidos”, esbraveja Ivaldo.

Nos bairros nobres quase não tem igreja evangélica. Negócio da fé, um ramo que dá muito lucro pros esquemas do gospel milionário e prejuízo na consciência social.

Uma das razões de termos uma geração de gente imbecilizada.

"A única igreja que ilumina é a que arde". - Margarita Solaris, poeta e esposa do pintor Otto Cavalcanti.

As mulheres foram pioneiras na arte de dominar misturas de ervas e ervinhas que tratavam e curavam. Foram dominando a farmacêutica.

Mais tarde, como alguns homens perceberam que talvez dominassem bem demais, começaram a apelidá-las de bruxas e queimá-las nas “fogueiras santas”.

Sindicato dos Vigilantes da Paraíba reelege diretoria atual. A maior empresa de vigilância do Estado filiou 200 vigilantes no último mês. Chapa da situação ganhou com maioria de 104 votos.

Tá tudo dominado e vigiado.

"Tem dia que você é o pombo. Tem dia que é a estátua" – Ameba, o filósofo do bar de Mané do Bar.

Halloween é igual ao Centrão: se não ganhar um doce, eles aprontam uma travessura." - José Simão

Em 2015, tentei fundar a Associação Paraibana de Comunicação Comunitária, Alternativa e Popular – Aparte, reunindo todos os que tenham um perfil efetivamente comunitário, desde o serviço de som do bairro até o jornalzinho da escola, passando pelas autênticas rádios comunitárias e rádios web.

Eu achava que seria um marco muito importante. Todos unidos pela boa comunicação e uma democratização de verdade. Tivemos poucas adesões, entre elas o radialista comunitário José Maiton Santos, da Rádio Alternativa de Gurinhém.

Em 2012, nove cidades paraibanas foram autorizadas a explorar canal de rádio comunitária, entre elas São José dos Ramos. Por questões políticas, a rádio de São José dos Ramos nunca saiu do papel.

No dia de finados, não compre flores. Compre um presente para uma família pobre. Seus mortos se rejubilam com as práticas de ações boas.

“Eu roubo, mas não peço propina”, disse Alexandre Kallil, eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016.

A pilha empoeirada de livros em seu quarto está começando a se tornar um problema? Você não tem coragem de jogar os livros fora, mas eles já não têm a mesma utilidade de antigamente. Para se livrar de livros antigos, você pode doá-los ao projeto BIBLIOTECA VIVA que promove troca e doação de livros em ambientes públicos. Contato: (83) 99960-6717.

Tenho um gato preto chamado Cirilo que está com aids felina. O bicho tem quase 20 anos. Um idoso aidético. Está sendo bem tratado pelo veterinário.

Infelizmente, não é de hoje que os gatos pretos sofrem maus-tratos devido a estigmas e superstições da sociedade. Esse preconceito tem raízes históricas e começou a ser disseminado na Idade Média, também conhecida como Idade das Trevas.

Com isso, muitas crenças negativas recaíram sobre os gatos pretos, que eram vistos como macabros, malignos e associados a práticas de bruxaria.

Pierre Granjeiro, historiador, explica que isso acontecia devido aos hábitos dos bichanos. “Como o gato preto era associado a estar à noite nos lugares, começou a ter uma crença de que essa era uma espécie de animal macabro.”

Muito mais que apenas um estigma disseminado entre as pessoas, os bichanos pretos foram até mesmo perseguidos pelo tribunal da inquisição no século 15. Eles foram colocados nessa lista pelo Papa Inocêncio VIII.

Segundo uma lenda, esse Papa bebia sangue de crianças para tratar de grave doença renal.

Em 2015, a Rádio Web Zumbi tocava a música de Vital Alves, "Quintal do desejo", todo dia, às 8h10. Dez anos depois, a rádio Zumbi saiu do ar e nunca mais tive notícias do amigo Vital Alves.

Alguém pode me emprestar livro: "As vantagens de ser invisível", Stephen Chbosky?

Toda dondoca tem seu dia de Bruxa do 71.

Tou lendo aqui no poema de WJ Solha: "diásporas anemocóricas". O que diabo é anemocórica?

“Bom dia. Acordei mal hoje”. O usuário posta isso para provocar curiosidade entre seus amigos e forçá-los a comentar.

Eu quero ser mais dramático: dos cinco riscos para AVC, tenho todos: colesterol alto, sedentarismo, estresse mental, idade avançada e histórico familiar.

Hoje é o dia de Todos os Santos. Incluindo São Longuinho, o soldado que furou Jesus com uma lança. Esse soldado se arrependeu e acabou virando santo.

Diz a lenda bíblica que, ao furar o crucificado, saiu um líquido do corpo de Jesus que teria respingado nos olhos do soldado, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular.

Na tradição popular, São Longuinho é invocado para encontrar coisas perdidas. Diz outra lenda que Madame Preciosa reza todo dia para São Longuinho a fim de encontrar seu cabaço.

Se você perdeu a vergonha, é só repetir: “São Longuinho, São Longuinho, se eu achar a vergonha dou três pulinhos”.

Se perdeu a fé, não adianta apelar para São Longuinho. Ele não encontrará.

Tijolos de Todos os Santos para Archidy Picado Filho, criador de São Salabaussírio – O Décimo Terceiro Apóstolo. E para Goreth Holanda, leitora dos Tijolinhos em Santa Rita, que faz anos hoje.

VERSO DO DIA


Mata se preciso for

Essa triste solidão

Que desfaz o meu perdão

Contraria a minha dor

Colhe tudo que passou

Essa solidão destrói,

Faz medo, depois corrói

O silêncio é distante

Solitário viajante

Na morte de seu herói.

 

Bento Júnior

 

TIJOLINHOS DO MOZART

 


"Quem dera eu pudesse ter passado por Itabaiana e ali matado minha sede de poesia. E ainda que tenha nascido em terras paraibanas (São Bento), como não fui agraciada pela musa Erato nem morei na terra de Zé da Luz, vou lendo os bons poetas como Fábio Mozart e, quem sabe, se houver outras vidas, um dia possa expressar toda a poesia que penso, mas que esbarra no ‘molambo da língua paralítica’, como bem o disse Augusto dos Anjos”. – Inês Mota – Natal/RN.

O Governador do Rio, Cláudio Castro, interferiu em investigações da Operação Carbono Oculto e protegeu criminosos ligados à Refit, refinaria que acumula mais de R$ 13 bilhões em dívidas com o Estado e é investigada por fraude e lavagem de dinheiro.

Quem acusa é o deputado Lindbergh Farias. Mais um bandido governando o Rio de Janeiro. E mandando matar bandidos de outras facções. 

Cláudio Castro era, até ontem, aliado de TH Joias, que vendia fuzis pro Comando Vermelho.

“A direita tem sede de sangue. E não é qualquer um, é um tipo de sangue bem específico. Não é do morador de Alphaville nem da dondoca do Leblon. Mas quando o meio fio se torna um riacho de sangue, eles gargalham, gozam, vibram, gritam, aplaudem e votam em quem derramou”. – (O Capirotinho no Bluesky)

“O Presidente Lula sabe que a cabeça do crime organizado não está no barraco da favela. Está na lavagem de dinheiro da Faria Lima”. – Ministro Guilherme Boulos

Não importa se os mortos eram trabalhadores, vagabundos, inocentes ou criminosos. Isso não é o foco da questão. O que é relevante é que execução sumária é ilegal.

O crime organizado nas favelas nasceu do crime organizado na política, diz o jornalista Mário Sabino. Eu acrescentaria: e nas polícias.

Certo fez Fábio Mozart que se mudou para o alto da serra de Solânea e de lá fica vendo o circo pegar fogo”. – Tião Lucena


Em 1984 publiquei esse livreto de poemas, xerocado. É a geração xereca, aliás, xeroca. Sucedânea da geração mimeógrafo. Lira desvairada foi meu primeiro crime literário.

“A prova de que o crime, às vezes, compensa”. – Stelo Queiroga

Atualmente, autores que fazem edições de suas obras de baixo custo são os cordelistas. Não é mais poesia marginal, nem tem liberdade de forma. Ainda tentamos vender nossos folhetos nas feiras e nas ruas. Como na geração mimeógrafo.

O mimeógrafo era uma máquina usada para reproduzir textos em papel, geralmente com álcool ou tinta.

Os professores que trabalhavam com mimeógrafos a álcool viviam de porre.

Dia 7 de novembro, próxima sexta-feira, o curta Raízes da cura, de Dalmo Oliveira, será exibido em duas praças: na Academia Solanense de Letras, em Solânea, e no Armazém do Campo, em João Pessoa.

“Bento Quirino deveria fazer a barba e cortar o cabelo”, comentou uma leitora.

A imagem pode enganar: um homem com cabelo despenteado, barba longa e roupas surradas viajando no metrô de São Petersburgo. Alguns poderiam pensar que ele era um vagabundo, mas na verdade ele era Grigori Perelman, um matemático russo que resolveu um dos problemas mais difíceis do mundo.

Perelman conseguiu resolver a conjectura de Poincaré, um enigma matemático que ninguém conseguiu decifrar em mais de 100 anos. Por essa conquista, o Clay Institute ofereceu-lhe um prêmio de um milhão de dólares… mas ele recusou, dizendo: “Se minha solução estiver correta, não preciso de mais reconhecimento.”

Apesar de ser considerado um dos matemáticos mais brilhantes da história, Perelman decidiu se distanciar da fama, dos prêmios e da comunidade científica.

Ele vive uma vida muito simples, quase como um eremita, e evita contato com colegas ou com a mídia.

Em sua cidade natal, alguns jovens o admiram tanto que usam camisetas com sua imagem e a frase: “Você não pode comprar tudo.” (Texto colhido na Internet)

Paulo Coelho vendeu 300 milhões de livros, ganhou cerca de 2 bilhões e 500 milhões de dólares. Seus livros são best seller tanto em Israel como no Irã.

As pessoas compram os livros de Paulo Coelho porque acreditam nas suas bobagens sobre misticismo cristão satânico. Minha dedução: a humanidade é mais idiota do que parece.

A Assembleia Legislativa da Paraíba realizou ontem Sessão Ordinária Itinerante no município de Itabaiana. Os deputados estiveram reunidos na Maison Finesse, com direito a petiscos e café. Eventualmente um uísque honesto. Só o uísque...

Dizem as línguas mortas que o deputado João Gonçalves levou uma escada para essa sessão porque soube que o diálogo ia subir de nível.

Como usar a Inteligência Artificial para ficar mais burro. Palestra virtual nesta sexta-feira (30) na Rádio Barata no Ar, às 10 horas, na www.radiodiariopb.com.br

Júlia Zanatta é aquela deputada que usa uma grinalda, porque dizem que ela tem tanta bosta na cabeça que virou adubo e aí nascem as flores!

Zanatta quer proibir a Galinha Pintadinha porque acha que essa ave de desenho infantil é uma agente do comunismo e dos tarados pedófilos.

A senadora Damares tem outro conceito sobre o desenho da Galinha Pintadinha. Para ela, a Galinha Pintadinha faz parte de uma seita satânica que leva a alma das criancinhas pro mato, para o Lobo Mau dar um trato nela.

Essas e outras bobagens na Rádio Barata no Ar. Hoje às 10 horas na www.radiodiariopb.com.br

No supermercado de rico, por acaso eu vi bananas descascadas em bandejas. Entrei nesse mundo maravilhoso dos endinheirados procurando palmitos, que é meu sonho de consumo.

Bandejas com bananas já descascadas para pessoas que não têm qualquer problema motor! Seis reais cada bandeja com duas bananas. Cada banana sai por três reais. 

Antigamente os ricaços tinham escravos que descascavam suas bananas. Saía mais barato. Acredite: tem gente que sonha com a possibilidade de ter escravos.

Palmitos como o pupunha e a palmeira real são mais brandos, enquanto o juçara e a guariroba têm sabores mais marcantes. Apendi isso no Google, porque não sou íntimo dessa iguaria. Muito caro!

Palmito de pupunha custa 40 reais. Para consolo, fico sabendo que palmito provoca botulismo, uma intoxicação de origem microbiana.

A bruxa é uma mulher sábia, forte e intuitiva, que se conecta com a natureza através de rituais e conhecimentos.

Hoje, 31 de outubro, tijolinhos exotéricos para as bruxas porque é o Dia das Bruxas.

 

VERSO DO DIA

 

Mata por fé em Alá

Se nasceu em Bagdá

Mata por fé em Jesus

Se nasceu em Santa Cruz

Matar por um desfastio

Se é policial no Rio

Matar pela diversão

Se é playboy com seu carrão

E quem envenena a horta

Pinta a natureza-morta

 

F. Mozart

 

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Na foto, três figuras que estão no meu livro “Artistas de Itabaiana”: ao centro, o maestro Josino Mendes, falecido recentemente, e à direita o ator Normando Reis. E o autor da obra, que sou eu, o Mister Barata Besta. Relançamento será no dia 28 de novembro, em Itabaiana.

Josino foi maestro, flautista e pianista, além de exímio violonista. Eu e Josino fomos adolescentes na Itabaiana dos anos 70. Por trás do vasto bigode, desenvolveu-se o religioso evangélico e músico dedicado.

Fomos paulatinamente espaçando nosso relacionamento porque eu, já naquela época, comecei a ser movido a álcool antes de inventarem o motor que funciona com este combustível.

Enquanto Josino ia para a igreja Batista cantar e tocar no coral regido pelo maestro Severiano, eu aprimorava meu estilo de vida hedonista e livre, angariando um conceito pouco lisonjeiro na cidade, frequentando com certa assiduidade os chamados lupanares, casa de rapariga para quem não sabe.

 Pois Josino é aquele que eu elegeria meu irmão, por escolha. Mas, aquele irmão mais velho, ajuizado, compreensivo e afetuoso. Um exemplo de vida, eu diria.

Morra de rir com a Rádio Barata no Ar. Garantimos velório alegre e barato”. (Funerária do Ameba)

"No fim dos tempos, o bem e o mal andarão de braços dados sobre as cinzas da cidade." - (Raul Seixas)

Estou preparando um livro de poemas curtos chamado "Anjo encouraçado". Glauco Mattoso abre o bicho: "A poesia é uma metralhadora na mão dum palhaço."

"A esperança será sempre um caminho de iluminuras, embora estejamos caminhando sobre navalhas" – (Li não sei onde e esqueci o nome do autor)

"Os ditadores militares tiveram que colocar censores nas redações para impedir publicação da verdade. Agora não precisa." - Jonas Valeriano

"Luiz Couto a gente sabe de que lado está. E de que lado sempre esteve. É um homem sério e comprometido com os direitos de todos. Desafio alguém aqui mostrar uma sacanagem dele. Uma patifaria. Uma atitude incoerente. Tem meu voto, minha admiração e meu respeito." -  (Ivaldo Gomes)

"Uma das funções do rádio é espalhar magia: nós não temos cara, temos vozes, e isso ajuda a incendiar o imaginário dos ouvintes. E esta rádio de hoje, coitada, não incendeia absolutamente nada, não provoca." - Antonio Sergio.

A 9 de Novembro de 1989 o Muro de Berlim começava a ser derrubado. Alemães, de leste e de ocidente, saíram à rua para destruir uma barreira que os separou durante 28 anos.

No Brasil, sonham em levantar um muro separando o Nordeste do restante do país.

Irmãos separatistas do sul/sudeste: Quando odeias uma pessoa, odeias qualquer coisa nela que é parte de ti próprio. Aquilo que não faz parte de nós não nos incomoda.

"Em nome dos 400 patriotas que morreram pela independência do Brasil na batalha do Riacho das Pedras, em Itabaiana, repudio o preconceito sulista contra a nação nordestina." - Manoel Sinhô.

Quem nasceu primeiro: a internet burra ou o internauta idiota?

"Salvo um ou outro zé mané que já nasceu de touca, todo menino, quando nasce, é nudista." - Stanislaw Ponte Preta.

O beijo na boca tem apenas 400 anos. O beijo grego vem desde 400 anos antes de Cristo.

O beijo romano era utilizado pelos romanos na Antiguidade. Era um beijo de cumprimento, que servia também como beijo de traição, como foi o de Judas.

O beijo de cheirar, ou osculum, era usado pelos maridos que podiam beijar a boca de suas esposas para verificar se não tinham consumido vinho, que era proibido para mulheres casadas na época e podia ser motivo de divórcio. 

O cheirinho é nordestino. Pode ser grafado “xero”. É um beijo cachorro da moléstia de bom! E no cangote, então! Arrepia as penas da graúna. Oxe, se aperreie não!  

O casal tailandês Ekkachai e Laksana Tiranarat passaram 58 horas e 35 minutos se beijando, batendo o recorde mundial de amor e resistência.

Deve-se evitar o beijo do Conde Drácula.

Sabe por que o mundo é uma porcaria? Porque ninguém se preocupa com coisas importantes como o beijo na periquita”. - Xico Sá.

Hoje, 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro de Mama.

Também é dia do balconista e do comerciário. Como ex-balconista de farmácia aos dez anos de idade, parabenizo essa classe de trabalhadores e torço pelo fim da escala 6X1.

“A minha revolta com a escala 6x1 era para ser apenas um desabafo na rede social, mas tomou uma proporção surreal. Hoje tenho uma missão - defender por mais vida além do trabalho,” diz Rick Azevedo, defensor do movimento VAT (Vida Além do Trabalho) e ex-balconista de farmácia.

No massacre do Rio, as câmeras corporais dos policiais que participaram foram desligadas. O Governador é o responsável. O que acontece no Rio não é guerra, é massacre, chacina de civis.

"Todas as vias do Rio de Janeiro são liberadas, e prefeito afirma que cidade voltou ao normal".

"Moradores levam mais de 60 corpos à praça São Lucas, no Rio, no dia seguinte à operação que deixou 121 mortos."  Tudo normal...

“Como é que eu vou gritar: “Favela Vive”, se todo dia eu sei que ela chora?” (Matriarcak)

“Se rolassem operações atirando a esmo no Leblon, até o Luciano Huck ia botar fogo em ônibus pra protestar”. – Arnaldo Branco

Tinha mais drogas com o primo do Nikolas Ferreira do que o que foi apreendido na Penha e Alemão. Tinha mais armas na casa do Ronnie Lessa, amigo de Bolsonaro, do que o que foi apreendido na Penha e Alemão.

Tijolinhos envergonhados de hoje para a população do Rio de Janeiro que não merece isso. E quem não condena massacre, não faz parte da solução, faz parte do problema.

 

VERSO DO DIA

 

“Nana neném, que a bala vem pegar

De farda e coturno é a polícia militar

Homem armado, em cima do telhado

Que mata gente,

Mata a gente,

Mata gente preta com o aval do Estado.”

 

Matriarcak

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Caneta & papel na mão: dia 29 de novembro, um sábado, estarei lançando o livro “Biografia cordelizada de Sérgio Ricardo, o homem da comunicação integrada”, no Festival Literário Internacional da Paraíba, que ocorrerá no Centro Cultural São Francisco, João Pessoa.

De quebra, ainda lançaremos a coletânea de contos “Inverno”, autoria de membros da Academia Solanense de Letras.

Mari Fernandez foi contratada para fazer um show em Solânea, no brejo da Paraíba, por R$ 450 mil. Michele Andrade vai levar R$ 200 mil e Ton Oliveira aceitou R$ 65 mil para se apresentar no aniversário da cidade.

Essa Mari Fernandez deve ser uma artista da primeira prateleira para receber cachê tão alto.

Zezé de Camargo & Luciano cobram R$ 600 mil reais por show. Matheus & Kauan pedem R$ 500 mil reais. Bell, do Chiclete com Banana, tem cachê igual ao que será pago a Mari Fernandez em Solânea.

Consultada, a Inteligência Artificial só mandou um detalhe íntimo de Mari Fernandez: ela se casou com Júlia Ribeiro. Nunca ouvi falar de nenhuma das duas. Sou um retardado social.

Mari Fernandez é do Ceará. Cantora e compositora do gênero “piseiro sofrência”, ela começou a se tornar famosa quando fazia dancinhas no Tik Tok e foi divulgada por personalidades como Neymar e Gkay.

Pode-se dizer que a música de Mari Fernandez é um resumo do “bom gosto” de Neymar e Gkay.

Artistas paraibanos podem receber valores mais baixos por meio de editais e projetos culturais. Por exemplo, um edital pagou R$ 5.500 para cada artista selecionado.

A dupla de repentistas Luciano Leonel e Felipe Pereira recebeu R$ 500 reais para fazer uma apresentação em cidade do interior da Paraíba.

A prefeitura de Itabaiana prometeu R$ 300 reais para o meu amigo já falecido, Beto Cajá, por um curto show na cidade. Mandaram para o setor de empenho. Beto morreu e não recebeu seu ínfimo cachê.

O tipo de música e a popularidade das canções também influenciam no valor do cachê. A indústria da cultura de massa se encarrega de promover artistas medíocres e o povão compra.

Dr. Penico Branco informa: álcool com energético tem o mesmo efeito que cocaína. Funk com sertanejo forma a química da merda.

As apresentações da festa de 72 anos de emancipação política de Solânea vão ocorrer no dia 25 de novembro, uma terça-feira.

Para refletir: quando um lugar em que se mata mais gente é conhecido como “terra santa”, isso deveria nos dar uma pequena ideia do que é a religião.

Segundo o Ibope, a Rádio Barata no Ar está 80% mais fuleira.

“Discordo desta pesquisa. A Barata é cem por cento fuleira”. (Quelyno Souza)

Quem tem medo de comunismo são os conservadores pé-de-chinelo e ignorantes. Os ricos estão se dando bem fazendo "negócios da China".

"Só o dinheiro que eu gasto no Bar do Grude já tirava o Brasil dessa crise." - Ameba, o alcoolista.

Em 2016, Janaina Paschoal dizia que Putin iria invadir o Brasil pela Venezuela. Putin mandou dizer que entraria pela retaguarda dela. Em 2025, Trump quer invadir a Venezuela, mas sem passar pelo Brasil. Tem medo do Sapo Barbudo.

"Acho um absurdo mulher gostar de sexo." - Maciel Caju, o castrado.

"A cada minuto nascem três otários na Paraíba: um pra votar em Cícero Lucena, outro pra votar em Lucas Ribeiro e o terceiro eleitor de Efraim Filho." - Ameba, o nulo.

“Falso médico é preso se automedicando em farmácia clandestina”. (Manchete da Barata Press)

Ontem foi dia do flamenguista. Esqueci de mandar os pêsames para Walter Florêncio, no Rio.

Formiga dando bom dia e cantando louvor evangélico feito por IA no grupo da família, ninguém merece!

“Por que vocês estão falando tanto de Ciro Gomes? Ele morreu de novo, foi?” (Françuel Cruz no Skyblue)

Só um cara muito burro perde eleição, estando no poder. Bolsonaro é exemplo. Milei, com todo desgaste, ganhou na Argentina. Lula é imbatível em 2026.

Humor, afeto e sotaque nordestino. Conteúdo do show da jornalista e comediante Romye Schneider, no dia 13 de novembro, às 19h, no Teatro Lima Penante, em João Pessoa.

O espetáculo: “Depois dos 50, Só Riso”, uma apresentação para mulheres com mais de 18 anos, que propõe um mergulho bem-humorado e afetuoso nas vivências da mulher madura.

Apesar de dedicado ao público feminino, os homens também poderão curtir o show. Talvez aquele pastor que usa peruca e calcinha de puta barata apareça disfarçado no espetáculo. Eu irei de cara limpa. Admiro o trabalho de Romye.

“Voar parece exagero / para todo pássaro de cativeiro”. (Carlos La Terza)

Se o acordo entre Brasil e Estados Unidos sair, Dudu Bozó não terá mais o que fazer da vida. Vai pedir cidadania americana ou ficar de imigrante ilegal.

Pra quem não sabe, a música "A Barata" da banda Só Pra Contrariar é uma referência à novela A Metamorfose, escrita por Franz Kafka.

Foi minha inspiração para criar o podcast Rádio Barata no Ar. O livro, não a banda.

"A verdade é uma só: são muitas. E estamos todos certos. E sem rumo". (Antonio Brasileiro)

Hoje, 29 de outubro, completa um ano que lancei o livro “Eliel, o poeta fluvial”, com antologia de poemas do meu amigo Eliel José Francisco, de Itabaiana.

Eliel, de saudosíssima memória, conheci na minha adolescência em Itabaiana. Seu pensamento profundamente humanístico veio a dar na cascata de emoções que acabou por produzir em forma de poesia, com o sentimento de amor inapagável que nutria pela nossa pátria comum, a velha Itabaiana do Norte”. (Marcos Veloso)

Itabaiana, Rainha do vale do rio Paraíba, onde o poeta se notabilizou por dominar as águas possantes nas cheias memoráveis.

No Rio, o crime estatal combate o crime privado, promove chacina e a civilidade desce pelo esgoto das baratas fascistas.

Alvos dessa desumanidade somos todos nós.

Tijolinhos póstumos para Eliel, cuja mãe tinha uma barraca em frente à delegacia de polícia em Itabaiana, onde tomei minhas primeiras bicadas de cana Pitu com tira gosto de caju.

 

VERSO DO DIA

 

No dia do aniversário

Recebi da minha neta

Esta mensagem discreta

Direto do seu berçário

Conforme augúrio lunário

A Flora vai florescer

Da natura absorver

Harmonia e boniteza

Em toda sua grandeza

Que a vida requerer.

 

F. Mozart 



 

terça-feira, 28 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 



O repórter Fábio Mozart às suas ordens entrevistando Maria Soledade, Oliveira de Panelas, Josafá de Orós e outros artistas presentes na Festa Literária do Extremo Oriental, a FLOR. O material será veiculado amanhã (quarta-feira) às 9 horas no programa “Estação cultura”, Rádio Comunitária Solânea FM http://play.radios.com.br/25151#google_vignette

Lula Ignacio fez 80 e eu fiz 70. O que me dá a esperança de chegar aos 80, desde que siga a receita de Lula: beber mé de tubiba, fazer raiva aos fascistas e se fazer de doido quando a coisa apertar.

Foi o que ele fez ao conversar com o doido americano que se acha o Napoleão do mundo. Pra um doido, só outro doido na porta.

Deus é de centro: “Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” (Provérbios 4:27)

O Senhor é meu pastor e tudo me falta, mas tenho onde cair morto.

"Não compre jornais, minta você mesmo". -- Jornalistas durante greve da categoria em 2014.

Advinha quem acordou com todo o gás? O botijão, porque vencedores e vencidos acordaram com vontade de dormir de novo.

Visto do Facebook, o ser humano não tem culpa de nada.

Na cadeia, Bolsonaro terá cardápio com frango xadrez.

Desde domingo que recebo esta mensagem: “espero que seu aniversário tenha sido alegre”. Todo mundo preocupado com minha euforia, mas ninguém quer pagar cerveja pra mim!

Aproveito para lembrar que tou recebendo pix também aos sábados, domingos e feriados.

Não adianta falar que eu sou bonito, lindo e excelente e não mandar a porra do pix. Manda o pix, zé ruela!

Estou com ligeira coriza e dor de cabeça. Não sei se é virose, gripe HiN2, Covid 19 ou rinite alérgica.

Em consulta virtual com o Dr. Penico Branco, ele assim explicou: 

“Se o paciente tá acometido do vírus da gripe h1n1n2m4r8L2, os sintomas são iguais: coriza, febre alta, dor de cabeça e de garganta, tosse seca e cansaço, liseu, dor na espinhela, catarro frouxo, sintomas respiratórios, falta de ar e falta de poder aquisitivo pra comprar os medicamentos que tá os ói da cara”.

“Se a febre subir acima de 70 graus, recomenda-se aproveitar o calor do corpo pra esquentar a água que vai tomar banho. Economiza o gás que também tá pela hora da morte”.

E querendo faz uma gambiarra, toma xarope caseiro de gengibre misturado com cachaça adulterada de metanol”.

Estarei no Festival Literário Internacional da Paraíba 2025 em novembro, relançando o livro “Artistas de Itabaiana”.

Também lançarei com o parceiro Sérgio o livro “Biografia de Sérgio Ricardo Santos, o homem da comunicação integrada”.

Reginaldo Alves de Araújo, um homem simples como simples são seus escritos. Mora em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. É nosso conterrâneo de Itabaiana.

Reginaldo foi eleito para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Já escreveu poesias, crônicas, biografias e romances. Seu grande tema é Itabaiana, cidade onde nasceu e passou sua infância.

Reginaldo Alves de Araújo é um dos 120 artistas biografados no meu livro “Artistas de Itabaiana”.

Pedi um guia astrológico à minha vidente, madame Preciosa, uma senhora de seus 70 anos, ex-cigana do Egito, ex-cartomante e ex-fornecedora de horóscopo para magazines de meio de feira, os famosos almanaques. Agora, na flor da melhor idade, ainda fornece horóscopo.

Madame Preciosa é estudiosa dos astros, do Tarô e de outras ciências ocultas. Experiência não lhe falta nesse serviço de escutar as estrelas.

Hoje é dia de São Beda, coisa que ninguém sabia e esse blog comunica, graças à cultura de madame Preciosa. Digam aí, quem sabia que hoje era dia de São Beda? E alguém aí por acaso conhece o tal santo? Pois... Cultura é isso, saber o que ninguém sabe e arrotar importância.

Para os incultos, Beda, natural de Jarrow, Inglaterra, passou a vida estudando e ensinando, sabia todos os ramos da ciência conhecida naquele tempo. O santo era mestre em gramática, métrica, retórica, matemática, física, meteorologia, astronomia, música, poesia, hagiografia (biografia dos santos).

Pelo curriculum, São Beda só perde para nosso intelectual maior, o mestre Waldemar Solha.

O ascendente do Brasil é Aquário. Madame diz que você use a lua para ter sucesso em 2026. Quem nasceu de bunda para a dita cuja, sai em vantagem. Se és de Áries, terás favorecido o trabalho militar. Grande chance de ser preso, pelos motivos que bem sabes.

Sendo de Tauro, as operações financeiras serão favorecidas. Aquelas mutretas que comprometem o caixa de tua empresa não serão descobertas pela Receita Federal.

O restante do guia só amanhã, que já são três da matina, eu estou com insônia e sem assunto para postar neste blog. Por isso saiu esse Guia Astrológico de Madame Preciosa. Mas tem quem goste.

“Esse sujeito maluco escreve no blog Toca do Leão coisas corriqueiras, mas com um gosto bom de feijão verde com galinha torrada e manteiga de garrafa”. (Eliane Aguiar)

“Fui verificar a minha prova de vida no aplicativo do INSS e para minha grata surpresa, estou vivo”. (Lau Siqueira)

“O mundo celebra festivamente o 70º aniversário do velho Fabinho neste 25 de outubro. Sob os rigores dos anos, este cabra não mais persiste no hábito de engolir mé de tubiba, mas se dá o direito de levantar um brinde em seu próprio louvor, ato de tamanho cabotinismo no fundo do copo, cheio de uma ‘etílica brasilidade’, no dizer do poeta Jessier Quirino”. (João Mendonça de Jaguaribe)  

Tijolinhos amigos para Zé Maria Varela, colega ferroviário.

 

VERSO DO DIA

 

Passado o exato dia

e por seu aniversário

e por ser nosso confrade

tão irônico, tão hilário

resolvo pedir a todos

nesta nossa Academia

um sorriso, um aceno,

um carinho, um bom dia

pra este cabra arretado,

crítico de todo dia

que se esmera em dizer

não gostar de elogios

mas entre jardins e flores

entre gorjeios e pios

dos vários pássaros e vozes

que brotam em sua garganta

deixa o pomar encantado

e o quintal todo dança

com as suas ironias

vestidas de suas loas

provando que gosta, sim

de que seus amigos, pessoas,

admirando seus versos,

sua prosa, sua rima,

digam para este poeta

que ele é bom demais e repitam

palavras daquele outro

poeta de forte luz

que traduz a claridade

perfilada em uma réstia

e plantava com seus raios

sementes em sua horta

ao dizer que a modéstia

é apenas vaidade

escondida atrás da porta!

 

Chicco Mello

 

 

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na Malásia. Aqui, o pastor Anderson Silva ora para que Deus mate Lula com um AVC fulminante. Deus faz ouvidos moucos e já projeta vitória do Sapo Barbudo em 2026.

O cara tem 37 títulos de doutor e dona Bebé, que não tem nem o segundo grau, chama Lula de analfabeto.

E o deputado Dudu Bananinha diz que ninguém está ameaçando sua família nos Estados Unidos. Era mentira dele. Mais uma.

As negociações bilaterais continuam, sendo que as relações bissexuais não entraram na pauta.

Conforme a Barata Press, Trump ficou encantado com a história pessoal de Lula, um homem que bebeu cachaça a vida toda e nunca confundiu etanol com metanol, provando que é profissional e capaz de fazer ótimo acordo com os americanos.

“Fábio Mozart é igual uísque envelhecido nos barris de carvalho do Zé Pinheiro, em Campina Grande: quanto mais o tempo passa mais o bicho fica ruim!” (Dalmo Oliveira)

"E quando eu lhe fecho a rua, você inventa uma esquina." (Astier Basílio)

Até os noruegueses acham que dona Corina é fascista e que foi um absurdo ela ganhar o Nobel da Paz. Cancelaram a cerimônia de entrega do prêmio a dona Corina.

Prefeito de Belo Horizonte sanciona “Dia municipal da fidelidade conjugal e do casamento monogâmico”.  O país morre de rir. Os mineiros morrem de vergonha!

Donald Trump calculou direitinho: invadindo a Venezuela, terá acesso direto ao petróleo da foz do Amazonas e fica na vizinhança das jazidas de terras raras da Amazônia. Dois gordos coelhos numa só cacetada.

Cinquenta por cento da cocaína produzida no mundo é consumida pelos americanos. Se não fosse os narizes dos gringos, o tráfico de drogas seria muito menor.

Se o mundo durar por mais um ano, daqui a um ano estarei lastimando 71 anos de vida perdida.

A vida é uma calcinha de surpresas, como diria Ronaldinho Fenômeno (Entendedores entenderão)

Zezé de Camargo e Carla Zambelli afirmavam que sairiam do país se Lula ganhasse. Zezé não saiu e Zambelli fugiu da Polícia.

"Se Lula vencer, venderei a TV Record, fecharei a Universal e irei embora do Brasil!" (Edir Macedo)

“Vá e erre o caminho de volta”. (Margarete Bandeira)

“Seu Zé! O senhor não mata, porém intoxica meio mundo de barata doida!” – Goreth Ferraz

Barata eletrônica, a fuderosa, botando pra amassar e fazendo barba, cabelo e antena de barata: https://www.radiodiariopb.com.br/barata-sera-tombada-como-patrimonio-cultural-imaterial-programa-radio-barata-no-ar-edicao-no-534/

Registrar nos anais da barata meus agradecimentos aos caros e caras baratistas que me cumprimentaram por eu ter entrado na casa dos 70 com motor adaptado e carroceria reforçada, câmbio meia boca e pneu careca.

Elogio é igual peruca: você sabe que é falso, mas é bom pra autoestima. Compadres e comadres foram escandalosamente bondosos comigo. Gratidão.

“Fábio Mozart é a maior criatividade radiofônica do Brasil hoje. Dá prazer escutar a Rádio Barata no Ar”. – Bebé de Natércio

"Todo mundo é comunista. Menos a China Comunista, que é capitalista!" - (Sonsinho)

Alô alô marciano, aqui quem fala é da terra e pra variar estamos em guerra, como cantava Elis Regina com sua voz de guerra santa. E como dizia Margarida Maria Alves: medo nós tem, mas não usa.

"Eleição é feito casamento: não importa sua escolha, você sempre se lasca de qualquer jeito". - Atribuído a um tal de Pereba, primo de Ameba.

Errar é humano. Mas, tu estás humano demais, rapaz!

Ainda faltam 2 meses pro ano novo e já dá pra ouvir daqui o Roberto Carlos cantando... – Humor sustentável

Matheus Nachtergaele esteve na Paraíba e se revelou um cara muito simpático e atencioso. O poeta Chicco Mello deu a ele de presente seu mais recente livro: “Haicais balões, e leve-os e solte-os”.

Ganhei também este livro de Chicco, que já foi lido por mim e por outra pessoa. Vai entrar na ciranda do projeto Biblioteca Viva, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. Livro é como vento: precisa circular 

Registro meus agradecimentos à equipe promotora da 1ª Festa Literária do Extremo Oriental, que promoveu a arte, a poesia e celebração da palavra no centro histórico de João Pessoa.

Fui convidado para falar sobre literatura de cordel, juntamente com outros parceiros, como Thiago Alves, Bento Júnior, Chico Mulungu, Josafá de Orós, Arnaldo Mendes, Oliveira de Panelas e Maria Soledade.

Os tijolinhos da segunda-feira (27) eu mando para meu amigo Ercílio Delgado em Mari, porque hoje é o Dia do Engenheiro Agrícola.

 

VERSO DO DIA

 

E eu que não sou otário

Sou um malandro da nata

Todo dia de manhã

Nessa vida tão ingrata

Antes de me levantar

Eu agarro o celular

Pra escutar a BARATA

 

Bebé de Natércio