terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Tributo a Marieta Medeiros


Nessa de querer ajudar, vivo me metendo em encrenca. Mas esse é um desafio espiritual que carrego, mesmo não sendo religioso. Acho que temos a obrigação de ajudar, considerar e levar os fardos uns dos outros. Nessa comunhão, paguei alguns micos recentemente. Procurei ajudar uns caras cujas famílias me ligaram desagradecendo a lembrança e mandando-me cuidar da minha própria vida. Não me deixaram envergonhado que eu não sou obrigado a sentir vergonha por tentar ajudar as pessoas. Apenas mais esquivo nesse negócio de prestar favor.

No entanto, recebo de Brasília um pedido de obséquio que repasso para meus leitores de Itabaiana. Sandra Borges é filha de Dinalva França, ex-professora do Lyceu Paraibano, dirigiu o grupo folclórico daquela escola e passou a infância em Itabaiana, estudando no Colégio São José, administrado pela professora Marieta Medeiros. Sua mãe Luzia Dantas também foi professora na renomada escola itabaianense, terra que será eterna devedora do seu trabalho educacional.

A professora Dinalva França está prestes a comemorar 80 anos de idade. Sua família prepara alguns projetos que expressem a admiração e respeito por quem dedicou a vida à educação e à família. Precisam de uma foto da professora Marieta Medeiros para ilustrar um documentário a ser produzido, e solicitam da comunidade itabaianense, de quem dispor desse registro fotográfico, para enviar ao endereço: sandrafcborges@yahoo.com.br

Na minha Faculdade dos Vultos Ilustres de Itabaiana, a professora Marieta Medeiros recebeu há tempos o título de doutora honoris causa. Ela é um ícone da educação desta terra. É com prazer que fico sabendo que uma de suas alunas comemora 80 anos de vida e quer inserir em suas lembranças a imagem de dona Marieta, que foi tão importante em sua existência e na vida de toda uma geração de itabaianenses.

Pelo testemunho de uma geração inteira que assistiu o desempenho dessa ilustre mestra, ficamos sabendo da justificável fama de dona Marieta Medeiros e do seu Colégio São José, equivocadamente mencionado como Colégio São Pedro pela minha leitora Sandra, filha da professora Dinalva. Sob todos os aspectos, chega-se à conclusão de que a fama de dona Marieta ultrapassa os limites do nosso território. Em sua escola estudaram vultos como o Ministro Abelardo Jurema. Merece ter nome fixado no rol das personagens imortais de Itabaiana, e para nós é bastante desabonador ver que o velho Colégio São José está em ruínas, sem que os poderes públicos tomem providências para preservar aquele que foi o templo do saber mais ilustre e célebre da nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário