sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A bandeira ainda rende





Pense num assunto pra render, esse da bandeira de Itabaiana! Recebi do jornal “Itabaiana Hoje”, editado pelo considerado Geraldo Aguiar, resumo do histórico da bandeira oficial de Itabaiana que é o seguinte:

“A bandeira oficial do Município de Itabaiana foi idealizada por Francisco Borges, com desenho de J. Batista. O anteprojeto de lei nº 146/87, enviado à Câmara de Vereadores pelo prefeito Severino Ramos da Silva, em 27 de maio de 1987, criava a nossa bandeira. Aprovada sua criação na sessão realizada no dia 4 de junho daquele ano, sendo Presidente da Câmara o vereador José Carlos de Almeida (in memoriam).

SIMBOLOGIA E REPRESENTAÇÃO – O campo principal em verde-capim é símbolo da região fértil nos seus primórdios, com pastagens favoráveis à criação de gado. Representa o ciclo da economia.

A faixa central em cor branca é símbolo arenoso do rio Paraíba. Representa a cidade nascida às margens daquele rio.

O Besante em cor branca é símbolo da paz e da liberdade, que ficou após a passagem imperial. A pedra marrom e branca é símbolo da origem do nome: Ita=pedra. Representa o sítio Itabaiana quando “sesmaria”, onde uma deusa adormecida despertou para os dias futuros.

O sol, em amarelo-laranja, é símbolo de um nascimento, representando a luz que vive iluminando o povo. O carro de bois e estrada de ferro são símbolos dos transportes da época. Representam o ciclo do desenvolvimento econômico e pecuário da cidade.

A faixa-base tem o slogan: ‘Unidos e sempre crescendo’. Representa a união e coragem para vencer os obstáculos”.

Com todo respeito ao autor deste resumo da bandeira de Itabaiana, difícil imaginar um texto com mais bobagens. Sabe o samba do crioulo doido? Onde foi que o Imperador D. Pedro passou por Itabaiana, se aquele Monarca só foi até Pilar, assim mesmo arrependeu-se porque quase morre de fome? Que me perdoe o senhor Francisco Borges, idealizador da bandeira, mas o “campo em verde-capim” poderia representar melhor os burros que puxavam os bondes de antigamente pelas ruas de Itabaiana, como sugeriu um leitor.

Definitivamente, precisamos de uma nova bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário