segunda-feira, 15 de junho de 2009

Um herói do nosso tempo

Fomos encontrá-lo no seu recanto de trabalho e fé, na Cidade Cristã. Não gosta de publicidade, não é do seu temperamento nem condiz com sua fé religiosa. Fala com a serenidade de quem acredita no seu projeto de vida. O dele é servir ao próximo.

Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Melcíades Brito nasceu em Campina Grande. Fundou em Sapé uma instituição filantrópica, a qual oferece amparo para mais de 600 pessoas diariamente, entre jovens e adultos. Lá funcionam uma creche, um centro de convivência do idoso, uma unidade escolar, um centro profissionalizante e um posto de saúde.
Pode parecer estranho, mas muita gente em Sapé não conhece as atividades assistenciais desenvolvidas pela Cidade Cristã. Ele realiza esse trabalho em uma circunstância histórica em que as pessoas não acreditam muito na capacidade do homem de se dedicar ao seu semelhante, em que a importância de se entregar a uma causa já não se vislumbra mais. O neoliberalismo, a face materialista da humanidade torna o ser humano duro e egoísta. O idealismo de Melcíades Brito é tão distante das paixões mundanas e dos conflitos ideológicos que, às vezes, incomoda. Políticos de Sapé já saíram dos seus cuidados para tentar inviabilizar os projetos sociais da Cidade Cristã em Brasília, nos órgãos do Governo Federal.

Faça uma visita à Cidade Cristã, para revigorar suas forças espirituais na contemplação de um trabalho social que tem a energia Daquele que disse: "A caridade é o caminho da salvação". Melcíades serve a Deus seguindo seu Mandamento: "Ameis uns aos outros como eu vos amei" (João 15-12). Esse homem generoso, espécime difícil de se encontrar, é um lutador pelo bem comum, mas "sem perder a ternura jamais". Com ternura, ele compõe músicas (gravou um CD belíssimo), escreve livros de meditação espírita e "combate o bom combate". Nesta terra onde o individualismo prevalece, Melcíades Brito, na sua humildade evangélica, é uma figura maior, não porque escolheu essa condição, mas porque a atitude dele, no cotidiano da luta pelo bem-estar dos pobres, torna-o notável e magnânimo. Vivendo para o seu semelhante, é um verdadeiro herói do nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário