sábado, 20 de junho de 2009

Juiz de Mari bate recorde mundial

Depois de nove anos, retornei a Mari, onde vivi por doze anos. Pense num lugar longe! Pois Mari fica dois dias depois. Não é a distancia geográfica. Falo daquele distanciamento que nos impõe a vida. Eu morando aqui pertinho, em João Pessoa, e só nove anos depois retorno a essa cidadezinha que tem o melhor clima do Nordeste e algumas pessoas merecedoras de uma revisita.

Fui ao escritório do sindicalista Assis Firmino. O homem ta chique, com direito a ar condicionado e pose de executivo. É o manda-chuva do sindicato dos trabalhadores rurais, interino mas é. Como interino, fez umas reformas e tascou uma placa de bronze anunciando a “obra”, perpetuando seu nome, que Assis é a vaidade em pessoa.

Depois fui ao bar de Zezinho Kalai, onde encontrei o próprio e mais alguns papudinhos, do meu antigo time do “Pé Inchado” de tantas glórias garrafais. Tomei umas frias com bode assado e fui ao bar do Nelson, o melhor “pé sujo” da redondeza. Não pelas instalações, sempre sujas e desmanteladas, mas pelos freqüentadores e pelo tira-gosto de traíra. Soube que morreu meu amigo Biu Apaga Luz, um papudinho de respeito, pessoa humana formidável. Seu escudeiro Dedé também se foi, consumido pelo goró de Nelson do Bar.

Saio pelas ruas de Mari com o velho amigo Dr. Jean Monteiro. Revi a casa onde morei, agora abandonada e em ruínas. Mari teve sua geografia reinventada, as pessoas não me conhecem mais. Entretanto, até dos apertos e tristezas sinto saudades, quanto mais das alegrias e coisas boas construídas nesse lugar. Minha casa fica no centro, com vista para o bar. Coisa chique!

Quem me reconhece na rua é Caveirinha, que de pronto me dá um abraço, fala do filho que está com problemas no coração, diz que não está bebendo por conta desse aperreio. Caveirinha é um rapaz cordato, ingênuo e franco. Quando fundei a liga de futebol de Mari, botei Caveirinha no quadro de árbitros, chefiado por João Peão, um senhor da cabeça grande que a gente chamava “cabeça de navio”. João Peão não entendia nada de regra de futebol, mas como ninguém tinha convicção de sua ignorância, arbitrava os jogos e ditava regras. Por exemplo, numa partida ele marcou um pênalti que até o time favorecido achou tão absurdo que nem quis bater a falta máxima. João Peão não titubeou: “eu mesmo chuto o pênalti, pois ta na regra: quando ninguém quer bater, o juiz fica encarregado da cobrança”.

Caveirinha é dono de um recorde mundial, de que muito se orgulha: conseguiu ser agredido em três partidas de futebol no mesmo dia. Pela manhã, apanhou apitando uma pelada de veteranos, à tarde levou umas tapas no jogo de aspirantes da Liga, e à noite foi vítima de cascudos em partida de futebol de salão. Um dia, Caveirinha foi à minha casa em companhia de um sujeito, para certificar-se de sua façanha.

--- Fábio, diz a esse cara se eu não sou o único juiz do mundo que apanhou três vezes em três partidas no mesmo dia.

Confirmado o recorde, os olhos de Caveirinha brilhavam de orgulho:

--- Fábio entende de futebol, cara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário