terça-feira, 16 de setembro de 2025

TIJOLINHOS DO MOZART

 


Mais um cordel institucional da lavra do folhetista Fábio Mozart às suas ordens. O cordel “Celeiro, o cartão de identidade do artesanato paraibano” saindo da gráfica. Encomenda do amigo Walfrido Henrique. Capa de Sérgio Ricardo Santos. Mais uma publicação com o selo da Editora Zé da Luz.

Nunca mais escrevi um poema sem rima, desses que meu compadre Valdo Enxuto odeia.

Serginho Curimatã me chamando para beber em homenagem à prisão de um ser inferior. Minha consciência: “toda vez que você evoluir, sua vida antiga tentará te chamar de volta. Não atenda”.

“Eu vi falando sobre a morte desse cantor no Fantástico.  Era um grande cantor”. (De uma leitora dos Tijolinhos sobre Hermeto Pascoal)

Hermeto foi uma figura significativa na história da música brasileira, reconhecido principalmente por suas habilidades em orquestração e improvisação.

O povo desconhece a genialidade do grande artista alagoano. Igual a Sivuca, que em sua terra natal é praticamente desconhecida sua arte.

Hermeto era albino como Sivuca, e tocou com ele na Rádio Jornal do Commercio, do Recife. Junto com seu irmão José Neto, formaram o trio “O mundo pegando fogo”. Referência aos cabelos vermelhos dos albinos.

Agora tem pagode gospel. O pastor explica que o pagode de Deus é mais indicado, porque não tem briga, nem álcool, nem maconha.

Os crentes demonizam a cultura popular e depois se apropriam. Assunto para Bebé de Natércio, o maior especialista em fuleiragem gospel.

Aquele candidato tem o hábito de mentir até para si mesmo, pois pinta o cabelo para fins escusos.

Dom João VI tomou 2 banhos em vida e seu primeiro banho completo quando tinha 50 anos, no Brasil, a conselho médico. Dou razão a ele. Nunca se ouviu falar de alguém que morreu de grude.

Já com água, morre gente afogada todo dia.

“O bom da internet é que somos livres, digitamos tudo sem nem pensar, achando que tudo é novidade”. (Dida Fialho)

O pato nada, anda e voa, mas faz tudo mal. Por isso, o cabra desmantelado e otário é chamado de pato. Sou um deles.

Sport Club Mangueira foi um time que só perdia. Originado de operários da fábrica Chapéus Mangueira no Rio, sofreu em 1909 uma derrota monumental por 24 a 0 para o Botafogo, com nove gols de Gilbert.

Também passou à história por ter sido o primeiro time a enfrentar o Flamengo em um campeonato oficial. E levou outra goleada, dessa vez de 15 a 2. Desistiu do futebol em 1927 e seus remanescentes foram sambar na Escola de Samba da Mangueira.

O meu time Mangueira Futebol e Cachaça, de Entroncamento, perdia sim, mas não tão escandalosamente. Honrou, entretanto, a tradição do Mangueira carioca como um dos piores times amadores do mundo, perdendo apenas para o Íbis de Recife.

A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz tem três representantes para o Conselho Municipal de Cultura de Itabaiana: Orlando Otávio na área de Literatura, Clévia Paz na área de Museu e Acervo e o poeta Wagner Lins nas Artes Visuais.

Wagner Lins lança seu primeiro livro, “Alma nua”, em 27 de outubro. Estarei lá representando a Sociedade Zé da Luz, com o Presidente Sérgio Ricardo Santos.

“A prefeitura de João Pessoa (PB) iniciou a cobrança pelo uso das vagas de estacionamento no centro da cidade, a chamada Zona Azul.

Os donos e donas de bares e pensões na zona do meretrício, Rua da Areia e adjacências, reivindicam direitos de uso exclusivo da marca “Zona” para identificar determinado território”. (Barata Press)

O site “Barata Press” com toda peste bubônica, bombando nas altas esferas na mídia não-hegemônica da barata afônica. www.baratapress.com

Estudos científicos ainda estão fazendo análises mais profundas para afirmar com 100% de certeza, mas, enquanto isso, desconfie de todo político que fala muito em Deus.

Pastor Pedânio pregando que o Diabo odeia os ateus. Pois, se a humanidade deixar de acreditar em deus, também Satã será esquecido e seus poderes malignos se desvanecerão.

Sem o diabo, como o bispo da Igreja Universal iria assombrar o povo com sua “guerra espiritual?”

Chico Viana pediu à Inteligência Artificial uma biografia. No perfil, ele descobriu que tinha morrido! IA matou Chico que quase morreu de susto.

Bolsonaro pediu ao STF que o pecuarista Bruno Scheid cuidasse de sua saúde. Pecuarista! Piada pronta que vai direto para a Barata Press.

O Ministério Público quer fechar a confraria de fascistas conhecida como rádio Jovem Pan. E ainda pegam nas fuças uma multa de 13 milhões por danos morais. Acho pouco.

“Djavan tá certo: Deus fez os dinossauros pensando em você”. (Ameba para Madame Preciosa)

Presidente do partido de Bolsonaro disse que rolou golpe. Atacado por todos os lados pelo núcleo duro do bolsonarismo, voltou atrás. O nome do vacilão é Valdemar.

Em 2019, Bolsonaro, Guedes e Moro já sabiam dos descontos ilegais em aposentadorias e nada fizeram.

Âncoras da Rádio Barata abandonam o álcool e aderem à água mineral que morto-vivo bebe.

Tijolinhos de hoje arremessados na direção de Josenildo Lima, o Jota Lima, cordelista de Juripiranga.


VERSO DO DIA


Não perdi um só segundo

Mapeando minha dor

Um terno e poético mundo

Que a natureza criou.

 

Revi toda Itabaiana

De norte a sul, leste, oeste,

Solvendo o que mais me ufana:

A beleza que a reveste.

 

Todinha fotografei

Do seu centro aos seus recantos

E as fotos que tirei

Eu as revelei em prantos.

 

Eliel José Francisco

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário