quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Professora prepara livro com antologia de cordel de Fábio Mozart


Reunindo produções do poeta cordelista Fábio Mozart, a professora Jandira Lucena lançará até o final de 2022 o livro “Cordéis Antológicos”, com os melhores folhetos do fundador da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da qual ela é sócia correspondente.

Jandira adianta que seu interesse pela literatura de cordel começou em 1976 na cidade de Itabaiana, quando participou do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, ajudando a construir o cenário da primeira peça do grupo, “A Peleja de Lampião com o Capeta”, uma colagem de folhetos organizada por Fábio Mozart, que também dirigiu o espetáculo. O cenário: painel estilizado com imagens que remetiam à xilogravura. “Acompanhei a trajetória do cordelista Fábio Mozart durante mais de 40 anos como revisora dos folhetos e obras correlatas, e por influência dele entrei para a Academia de Cordel do Vale do Paraíba como sócia correspondente”, afirmou a mestra que não pratica a arte dos poemas rimados, mas desde sempre se encanta com a beleza desse gênero.

O livro elenca alguns pontos da importância da obra cordelesca de Fábio Mozart que ajudam a contar e recontar a história do povo da Paraíba, onde o autor dos folhetos da antologia se radicou desde criança. Conforme Jandira, esta coletânea se mostra relevante para a preservação deste gênero nordestino, pela excelência dos conteúdos e, em diversos aspectos, por representar o contexto histórico das comunidades por onde viveu Fábio Mozart e seu processo criativo, juntamente com outros autores parceiros, a exemplo de Cristine Nobre e Bento Júnior.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário